Na imagem, O Slide de introdução do workshop do dia 6 de abril sobre descoberta do cliente ideal e negócios de impacto socioambiental.

Primeiro workshop do Desafio Unicamp 2024 foca em descoberta do cliente

É a primeira vez que o Desafio Unicamp apresenta dois workshops na competição. O primeiro foi aberto ao público e trouxe conteúdos sobre descoberta do cliente, negócios de impacto socioambiental e mais.  

Texto: Isabele Scavassa – Inova Unicamp | Foto: Reprodução – Zoom

Participantes do Desafio Unicamp 2024 e interessados em empreendedorismo puderam acompanhar o 1º workshop previsto pela competição na manhã do último sábado (06). Organizada pela Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), a atividade on-line contou com interpretação simultânea em Libras e teve como objetivo inserir o público presente no universo dos negócios, sobretudo no que tange o receptor do produto desenvolvido: o cliente. Assista a gravação do Workshop aqui!

Rodolfo Baccarelli, que ministrou a palestra sobre o tema, é sócio-fundador da Baita Aceleradora, empresa parceira e patrocinadora do Desafio Unicamp 2024, e partilhou questões relacionadas à compreensão do cliente, formas de entrevistá-los para conhecê-los e fundamentos conhecidos na área, como o caso analisado por Chris Christensen na teoria Jobs to be Done.

Dessa forma, o conteúdo abriu a perspectiva de execução dessa tarefa para sanar um problema comum no mercado. “Quando você não olha para o seu cliente, você corre o risco de cair na armadilha de ficar, em algum momento, sem conseguir continuar, pois não tem cliente – apesar de ter construído um produto excelente”, expõe Baccarelli durante o evento. 

O Desafio Unicamp no estímulo de negócios de impacto socioambiental

Para além do conteúdo ministrado por Baccarelli, os espectadores também conferiram a palestra de Marina Carvalho, gestora ESG da Companhia DPaschoal de Participações, que compartilhou um conteúdo informativo sobre negócios de impacto socioambiental, aprofundando sobre pilares, conceito e exemplos que caracterizam uma empreitada neste segmento. 

“Um negócio de impacto socioambiental tem um modelo de negócio autossustentável, que é o que o diferencia de uma ONG ou de um projeto social que não tem fins lucrativos, mas ele tem como intenção principal o impacto positivo”, explica Carvalho, que também representava a Fundação Educar, parceira e patrocinadora do Desafio Unicamp 2024. 

A palestra da Marina Carvalho também apresentou formas de trazer pautas sociais e ambientais na criação de modelos de negócio, de modo que ele possa ajudar a solucionar um desses aspectos em algum grau.

O conteúdo ministrado pela gestora ESG é de extrema importância aos participantes do Desafio Unicamp 2024 que concorrem, além da categoria Melhor Modelo de Negócios e Voto Popular, na categoria de Impacto Socioambiental, ou seja, todos os times competidores precisam pensar em práticas socioambientais para compor seus modelos de negócios. 

Novidade da competição: conteúdos em dois workshops

O workshop on-line reuniu mais de 170 pessoas e foi moderado por Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp. A programação de sábado foi aberta pela gestora, que apresentou a agenda da competição e explicou as regras do jogo, destinado aos participantes do Desafio Unicamp 2024. Em seguida, ela comentou sobre o evento em curso, novidade aplicada na edição deste ano. 

“Esse primeiro evento é um conteúdo novo e nós estamos muito contentes em apresentar para vocês. Vai ajudar bastante no próximo workshop dedicado aos competidores que é de Business Model Canvas. Neste primeiro encontro, queremos que entendam primeiro como é o cliente, qual é o seu cliente ideal, quais são as ferramentas que a gente recomenda para isso e como funciona esse relacionamento”, comenta Kishi. 

A diretora-executiva da Inova Unicamp, Ana Frattini, também marcou presença no evento e detalhou ao público o papel da Agência e o que é inovação. Frattini também compartilhou nomes de equipes que participaram de edições anteriores do Desafio Unicamp e hoje estão atuando no mercado, a exemplo da Rubian Extratos e a B-Nano

“Usem do nosso know-how de produzir empreendedorismo. Espero que vocês tenham muito sucesso no aprendizado de todas as técnicas e que alguns de vocês prossigam nesse caminho do empreendedorismo de base tecnológica. A gente quer que isso aconteça em todo o Brasil e estamos à disposição para ajudá-los nessa jornada”, diz a diretora-executiva. 

Abrangência nacional e internacional do Desafio Unicamp  2024

Com 229 inscritos neste ano, o Desafio Unicamp 2024 soma 57 equipes. Em 2024, o Desafio Unicamp alcançou a marca de inscritos distribuídos em 11 estados brasileiros: Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.   

Algumas equipes contam, ainda, com nacionalidades além da brasileira e integrantes fora do território nacional. Marcam presença no quadro de competidores equatorianos e indianos, além de brasileiros residentes em locais como Estados Unidos e Espanha.  

“É uma alegria perceber que já vem crescendo em anos anteriores a abrangência nacional desse evento. Então, foi crescendo, saindo da Unicamp, atingindo o estado de São Paulo e hoje já saiu do escopo do Sudeste e atingiu outras regiões do país”, celebra Kishi. 

Agenda da competição

Os próximos eventos da competição já têm data. Participantes do Desafio Unicamp 2024 participarão nesta sexta-feira, 12, do Treinamento de mentorias, para que possam iniciar o contato com seus mentores empresariais. Já no dia 20 de abril, às 9h30, eles terão o 2º Workshop oferecido pela organização, sobre Business Model Canvas. A primeira atividade da competição deve ser entregue no dia 18 de abril, via Google Classroom, pelos líderes de cada equipe. Os times deverão fazer 15 validações referentes à proposta de seus negócios, que é baseado em uma tecnologia da Unicamp selecionada no momento da inscrição. 

Para acompanhar detalhes sobre o andamento das atividades, basta seguir as redes sociais da Inova Unicamp e conferir a página: https://www.inova.unicamp.br/desafio/agenda/ 

Sobre o Desafio Unicamp 2024

A competição é o principal programa de promoção ao empreendedorismo da Universidade, organizado pela Inova Unicamp. Em 13 anos, o Desafio Unicamp já capacitou mais de 3.000 pessoas. A última edição da competição, em 2023, contou com a participação de 195 participantes, de 11 estados diferentes do Brasil. 

A expectativa da 14ª edição é manter a variedade regional, ampliando a diversidade entre as equipes. O regulamento do Desafio Unicamp 2024 prevê que grupos diversos pontuam mais na entrega da primeira atividade. Os critérios são diversidade em gênero, cor ou raça declarada, nacionalidade e pessoa com deficiência.

Os patrocinadores da 14º edição do Desafio Unicamp são: Fundação Educar, FM2S – Educação e Consultoria, Baita Aceleradora, Neger Telecom, CPQD e Instituto Eldorado.  

Os apoiadores da 14º edição do Desafio Unicamp são: Núcleo Campinas, Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, Incamp e Liga Empreendedora.