Print de tela do Workshop Desafio Unicamp

Workshop Desafio Unicamp reúne 300 pessoas on-line simultaneamente

Texto: Ana Paula Palazi

Pelo segundo ano consecutivo no modelo à distância, o Workshop Desafio Unicamp 2021 reuniu, numa mesma sala on-line e simultaneamente, 300 pessoas de 12 estados diferentes e até de fora do Brasil. A 11ª edição do maior programa de capacitação em empreendedorismo e modelagem de negócios da Agência de Inovação Inova Unicamp foi realizada no último sábado, 17 de abril, com um público 58% maior do que o registrado em 2020. Nesta semana, os participantes iniciaram o agendamento das mentorias empresariais pela plataforma ExpertiseMe para dar desenvolvimento a um plano de negócios,  baseado em perfis de tecnologias patenteadas da Unicamp.

“O Desafio Unicamp é um grande evento e um dos maiores do país. Ele busca preparar e incentivar a prática do empreendedorismo, além de incentivar o empreendedorismo como carreira. O interesse pelo Workshop online deste ano foi um dos maiores da história e esperamos aumentar os números a cada ano. Isso revela a competência da equipe organizadora e o reconhecimento de um trabalho de mais de uma década”, disse diretor-executivo da Inova Unicamp, Rangel Arthur. 

Inovação, jornada empreendedora e lean canvas

Nesta edição, o Workshop do Desafio Unicamp contou com três palestras voltadas aos participantes da competição e também abertas ao público. Na pesquisa de avaliação respondida pelos expectadores, 41% não estavam inscritos no Desafio e se sentiram motivados a participar do evento como oportunidade de aprender algo novo, melhorar habilidades, conhecer mais sobre ecossistemas empreendedores e fazer networking. Entre os participantes também estavam alunos do Programa Santander de Formação em Empreendedorismo, uma parceria da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp que tem apoio da Inova Unicamp.

Confira a gravação completa do Workshop do Desafio Unicamp 2021.

O diretor de inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campinas, Newton Frateschi, abriu as atividades com a palestra Empreendedorismo inovador: oportunidades com as hard techs na qual apresentou as diferenças entre uma boa ideia e a inovação.  Ele comparou o caminho de ligação entre os dois conceitos com a “travessia de um precipício” que precisa ser muito bem pensada, e mostrou que para sair do plano das ideias, uma inovação de impacto sócio-econômico precisa apresentar três elementos: ser desejável, factível e viável.

Em seguida, Alex Matioli, cofundador e gerente financeiro da Rubian Extratos, falou sobre sua trajetória empreendedora e o caso de sucesso da startup que surgiu após a competição de 2014. A empresa-filha da Unicamp que esteve incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (INCAMP) acaba de lançar novos produtos no mercado e foi selecionada no programa de aceleração The Green Hub para o desenvolvimento de derivados de cannabis. 

“O Desafio Unicamp foi uma grande oportunidade de colocar em prática os conhecimentos obtidos ao longo de minha graduação na área de gestão e me proporcionou maior visão do processo de criação de uma empresa de base tecnológica. Hoje, me sinto feliz por compartilhar minha experiência com novos participantes e por mostrar que a iniciativa do Desafio pode transformar muitas histórias, além de levar o conhecimento produzido dentro da universidade para o mercado”, comentou o empresário e ex-competidor.

Saiba mais sobre o Desafio Unicamp 2021

A palestra sobre o uso da metodologia Lean Canvas – uma das mais aguardadas – fechou o evento com Maria Paula Castro, Head de inovação da Ecotrace Solutions. A conselheira e mentora de startups, que já foi gestora no Sebrae Campinas, esclareceu como um canvas bem elaborado pode reduzir riscos no processo. Maria Paula também comentou que os participantes têm de estar preparados para lidar com as incertezas de um negócio em desenvolvimento, falou sobre a capacidade que empreendedores precisam para aprender rápido e, principalmente, sobre a importância da validação do modelo e prospecção de clientes para o sucesso dos negócios.

Opiniões sobre o Workshop

Na avaliação dos participantes, o Workshop do Desafio Unicamp 2021 atendeu e superou as expectativas. A oportunidade de começar a empreender foi destaque nos relatos dos espectadores. “Com o Workshop ficou muito mais claro como funciona o mercado de inovação e como temos que ser rápidos na questão de adaptabilidade”, comentou Mariana Aiko Ichicawa Ogido, integrante da equipe Lighting Tech.  

Mais de 90% das pessoas que responderam ao questionário consideraram o evento “bom”, sendo que destes, 64% definiram como “muito bom”. A princípio meu grupo estava um pouco perdido”, reconheceu Beatriz Rafaela Varjão do Nascimento, da equipe Futurali. Com os esclarecimentos e as experiências compartilhadas no Workshop a situação mudou. “Temos mais claro os passos a serem seguidos, bem como estamos motivados no desenvolvimento do trabalho”, completou.

Para Rafael Denda Oda, da equipe Entrópicos, o principal motivo que o levou a participar do Desafio Unicamp 2021 foi o desejo de se expor e aprender mais sobre empreendedorismo, além de melhorar o currículo. “Eu gosto de participar de competições, seja individual ou em grupo, acho que é uma ótima oportunidade de se destacar no mercado”, escreveu.

Nessa fase da competição, as equipes já foram atendidas pelos mentores acadêmicos, que são os inventores das tecnologias escolhidas. Nesta semana, os grupos iniciaram o agendamento das mentorias empresariais. Essa conexão entre empreendedores que auxiliam na modelagem de negócio e os interessados em empreender é facilitada pela plataforma ExpertiseMe, criada por uma empresa-filha da Unicamp. 

Confira todas as fases do Desafio Unicamp 2021 na agenda da competição.

O próximo passo é a entrega de um modelo de negócios detalhado que deve ser enviado até o dia 10 de maio. Até lá, os participantes têm vinte dias para agendar e realizar até cinco reuniões com os mentores que fazem parte da plataforma da Inova Unicamp. A grande final do Desafio Unicamp 2021 está marcada para o dia 2 de julho, quando as equipes finalistas apresentam seus modelos de negócios para uma banca avaliadora. 

Sobre o Desafio Unicamp

O Desafio Unicamp é uma competição gratuita baseada nas tecnologias da Unicamp. Seu objetivo é fomentar a criação de startups a partir de patentes e softwares protegidos pela Universidade. Em 11 anos de realização, o evento já capacitou 3 mil pessoas em modelagem de negócios com acompanhamento de mentores empresariais e acadêmicos.

Os patrocinadores da 11º edição do Desafio Unicamp são: Baita Aceleradora, ClarkeModet, Instituto Eldorado, FM2S – Educação e Consultoria, Neger Telecom, Via Consulting.

Os apoiadores da 11º edição do Desafio Unicamp são: Agência Unesp de Inovação, Campinas Tech, Castelo Creative Space, Cenagri Junior, Esalq Jr Consultoria, Incamp, Núcleo Campinas, Parque Científico e Tecnológico, Prefeitura de Campinas, Uni Angels, Venture Hub.