notícias

Palestras sobre inovação e negócios sociais marcam o Workshop Inova Jovem 2021

A imagem é um print dos palestrantes com a câmera aberta durante o Workshop Inova Jovem que aconteceu online.

Competição capacita alunos e amplia o ensino de empreendedorismo, tendo o Workshop como uma das principais atividades do programa

Por Leonardo Scramin 

O Workshop do Inova Jovem 2021, realizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, no último sábado, 28 de agosto, foi marcado por palestras que priorizaram apresentar aos competidores propostas voltadas para a inovação, negócios sociais (chamados de Setor 2.5) e a metodologia Business Model Canvas.

O evento contou com a participação de 200 pessoas de forma remota, devido a pandemia da Covid-19. Na edição deste ano, 360 alunos se inscreveram na competição, formando 88 equipes, sendo 13 de fora do estado de São Paulo.

O Workshop é a principal capacitação aos participantes do programa e é obrigatória a presença de pelo menos 2 integrantes de cada time, sob pena de desclassificação.  A abertura foi feita pelo Prof. Renato Lopes, diretor associado da Inova Unicamp, que destacou a importância da competição, a maior de empreendedorismo para alunos do ensino médio e técnico do país.  

“A ideia [do Inova Jovem] é estimular a opção pelo empreendedorismo e mostrar como as ações desenvolvidas podem virar uma solução para problemas reais das pessoas”, argumentou. 

Logo após, a coordenadora do Colégio Poliedro de Campinas, Isabel Cristina Settin, evidenciou que o projeto, ao se relacionar com cinco dos dezessetes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, se aproxima com o novo modelo de ensino médio estimulado nas escolas, potencializando o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos. 

Dando início ao ciclo de palestras, Wilson Campanholi Jr, CEO e fundador do 2.5 Ventures e da Tração Online, apresentou aos competidores o conceito do Setor 2.5, “um híbrido entre o segundo setor, de empresas lucrativas, e o terceiro setor, das organizações sem fins lucrativos”. 

“As empresas do Setor 2.5 são conhecidas como negócios de impacto social, que possuem como propósito explícito gerar impacto socioambiental, ao mesmo tempo que geram resultados financeiros de forma sustentável”, resumiu Campanholi. 

Na sequência, Mariana Zanatta, gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da Incamp, deu um curso sobre a metodologia Business Model Canvas, um quadro de modelo de negócios que será utilizado pelos participantes para elaborar o projeto final.

“O modelo de negócios é uma forma de organizar e planejar seu negócio de um modo visual para que facilmente se possa testar ideias de uma forma rápida e barata”, explicou.

Encerrando o ciclo de apresentações, o ex-aluno da Unicamp, construtor de Conexões de Impacto, e modelador de Negócios Futurísticos, Thierry Cintra Marcondes, deu dicas para os competidores relacionadas à inovação e a negócios sociais, com suas experiências práticas no desenvolvimento do empreendedorismo. 

“São 4 metas diárias: aprender alguma coisa nova; ensinar algo para o próximo; conhecer algum lugar novo ou conhecer alguém novo; e roubar um sorriso de alguém. Você está conquistando aliados com essas atitudes. O empreendedor se dá ao luxo de experimentar coisas novas”, argumentou Marcondes. 

Durante todo o Workshop os participantes puderam tirar dúvidas com os palestrantes e estabelecer um maior contato com o empreendedorismo na prática. 

Agora, os competidores terão que desenvolver soluções de negócios sociais que possam gerar empresas que tenham como objetivo transformar realidades de um público-alvo e ao mesmo tempo gerar um resultado financeiro positivo. 

A próxima etapa da competição serão as mentorias com especialistas, que acontece do dia 2 de setembro ao dia 17 e são realizadas por meio da plataforma expertise.me. Os líderes de cada time foram adicionados ao sistema da plataforma e poderão, a partir do dia 2, agendar as mentorias para suas equipes.  

SOBRE O INOVA JOVEM

O Inova Jovem foi criado em 2014 com o objetivo de apresentar o empreendedorismo como uma carreira profissional para os jovens de todo o Brasil. Desde então, já foram realizadas sete edições da competição com mais de 2 mil estudantes de escolas regulares e técnicas do ensino médio capacitados. Com o evento, a Agência de Inovação Inova Unicamp busca ampliar os horizontes dos jovens fomentando a cultura do empreendedorismo e inovação.    

Patrocinadores de 2021: Agibank, Matera, Poliedro, Via Consulting

Apoiadores de 2021: Fundação Educar Dpaschoal, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo

Assista à gravação na íntegra do Workshop do Inova Jovem no canal da Inova Unicamp no YouTube.