search
Foto posada dos participantes do Corporate Day. No registro, feito em ambiente externo, há colaboradores e gestores da Inova, além de inscritos na programação e representantes de startups incubadas e graduadas na Incamp. A foto conta com pessoas em pé e também com algumas pessoas agachadas. O ambiente é composto por uma área verde, com gramado e árvores ao fundo.
Palestras apresentaram os caminhos para o relacionamento com a Universidade, casos reais de cooperação, mapa de oportunidades e recursos financeiros. Os participantes ainda puderam visitar as unidades Embrapii da Unicamp

Texto: Ana Paula Palazi e Isabele Scavassa | Fotos: Pedro Amatuzzi - Inova Unicamp

Lideranças, docentes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e representantes de empresas dos ecossistema de inovação de Campinas e região se encontraram, nesta quinta-feira (14), no Prédio Anexo do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, durante o Corporate Day da Unicamp, para compartilhar oportunidades e formas de interação com a universidade e de captação de investimento para a inovação.

O encontro Corporate Day foi promovido pela Agência de Inovação Inova Unicamp, pelo Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp), com apoio do grupo de empresas-filhas da Universidade, Unicamp Ventures, e das duas Unidade Embrapii da Unicamp, CQMED e E-Renova.

Foto em ambiente fechado, no Prédio Anexo do Parque Científico. Registro mostra a diretora-executiva AnaFrattini em pé, falando ao microfone, enquanto visitantes assistem, sentados em meio círculo. Fim da descrição.
Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp, em apresentação institucional | Foto: Pedro Amatuzzi - Inova Unicamp

A diretora-executiva da Inova Unicamp, professora Ana Frattini, abriu o evento. Por meia hora ela apresentou o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unicamp. Frattini explicou que todos os serviços nas áreas de proteção de propriedade intelectual, transferência de tecnologias, cultura da inovação e empreendedorismo de todos os três campi da Unicamp são gerenciados pela Agência de Inovação da Unicamp.

“A Inova é responsável por fazer a interface entre a Universidade  e empresas e outras instituições. Nosso objetivo é prospectar as oportunidades que existem, a fim de que sejam lançadas para fora da Universidade, transbordando o  conhecimento. Com isso, gerando inovação e desenvolvimento para o país, com impacto social, econômico e ambiental de forma sustentável”, disse Ana Frattini, durante a apresentação no Corporate Day da Unicamp.

A Inova, acrescentou Frattini, também ajuda na prospecção de empresas que possam estar interessadas no licenciamento para aplicação dessas tecnologias em seus produtos e processos. Bem como apoia o estabelecimento de convênios prospectando grupos de pesquisa para empresas que desejam firmar parcerias de pesquisa e desenvolvimento (P&D) com a Unicamp. “Essa conversa universidade-empresa está facilmente estabelecida pelos instrumentos que temos para proteção e licenciamento”, comentou a diretora.

Embrapii na Unicamp: apoio técnico-científico e financeiro

Um dos modelos de parceria público-privada, para a inovação tecnológica com a Unicamp, são as Unidades Embrapii. A Unicamp possui duas unidades credenciadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), que foram visitadas pelos participantes no evento Corporate Day. 

A Unidade Embrapii E-Renova, inaugurada em novembro do ano passado, é um centro de pesquisa em energias renováveis, sediado na Faculdade de Engenharia Química (FEQ) atuando com foco em novos processos e produtos, produção de biocombustíveis e processamento de biomassa a partir de resíduos agroindustriais. 

O Centro de Química Medicinal (CQMED), criado em 2015, por sua vez, é um centro de ciência e tecnologia de classe mundial, que atua na investigação de ferramentas moleculares para o enfrentamento dos desafios no desenvolvimento de novos medicamentos para o tratamento de doenças humana, associadas ao câncer, doenças raras e infecciosas. 

“No evento os participantes tiveram a interligação entre o que se tem de fomento, com o que se têm de projetos na Unicamp. Tanto o CQMED quanto a E-RENOVA estão aptos a receberem projetos com empresas e podem fazer esse desenvolvimento dividindo os riscos associados à inovação, aumento da intensidade tecnológica e estimulando a transferência de conhecimentos”, comentou Iara Ferreira, coordenadora de negócios e inovação da Inova Unicamp. 

Foto exibe visitantes no laboratório. Registro em ambiente interno mostra equipamentos utilizados no dia a dia, além de uma pessoa à frente explicando os processos. Fim da descrição.
Visitantes puderam conhecer de perto o espaço em que as atividades são desenvolvidas | Foto: Pedro Amatuzzi - Inova Unicamp

O objetivo das Unidades EMBRAPII da Unicamp se concentra em acelerar as inovações tecnológicas, saindo de resultados com nível de maturidade tecnológica TRL 3 a TRL 6, do inglês Technology Readiness Level. Nesse modelo, a EMBRAPII fornece um terço do custo total do projeto na forma de subsídio (ou seja, recursos não reembolsáveis). A empresa entra com um terço como contribuição financeira. E a Unicamp, por meio de sua Unidade credenciada, oferece mais um terço, na forma de estrutura física e mão-de-obra qualificada.  

As empresas interessadas em firmar parcerias podem fazer a solicitação na página de conexão pesquisa-mercado do site da Inova Unicamp.   

Parque Científico e Incamp: empreendendo dentro da Unicamp

Uma outra forma de interação das empresas com a Unicamp foi destacada nas atividades do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp). Com abertura de editais frequentes e infraestrutura, laboratórios de P&D de empresas, startups e empresas nascentes podem desfrutar de uma sinergia ainda maior com a Unicamp, seus laboratórios e talentos, se instalando dentro do campus de Campinas.

Parte da programação do Corporate Day foi reservada à apresentação de pitches de empresas incubadas e graduadas na Incamp e startups do Parque Científico. Cada participante teve cinco minutos para expor seus serviços ao público. Participaram da dinâmica as empresas ForNano, Klotho, Linkages, MatchIT, Neuralmind, One RF, R&R Novabio Ocular, Sofien e Tee Global

As startups que compuseram a atividade enquadram-se na categoria de negócios de base tecnológica com alto potencial de impacto e inovação. Assim como elas, empreendedores que contam com projetos ou ideias que se enquadrem neste segmento também podem tentar o ingresso no Parque Científico ou no programa de incubação da Incamp

Para saber mais sobre os editais do Parque Científico e da Incamp acesse a página e consulte como trazer sua empresa para o ecossistema da Unicamp.

Unicamp Ventures: mapeamento e relacionamento entre empresas-filhas 

A Inova Unicamp também é responsável pelo mapeamento das empresas-filhas da Unicamp. Essa comunidade formada por empreendedores com algum tipo de relacionamento com a Universidade Estadual de Campinas é estimulada pelo grupo Unicamp Ventures.

Foto em ambiente interno do Prédio Anexo do Parque Científico da Unicamp. Registro mostra Rose Ramos, presidente da Unicamp Ventures, em apresentação. Ela encontra-se em pé, falando ao microfone, e está direcionada aos convidados, que estão sentado em meio círculo. Fim da descrição.
Rose Ramos, ex-aluna da FEA Unicamp e presidente do Unicamp Ventures | Foto: Pedro Amatuzzi - Inova Unicamp

A participação da presidente executiva do Unicamp Ventures, Roseane Ramos,  no Corporate Day ampliou a demonstração do leque de oportunidades no contexto de negócios e empreendedorismo na Unicamp. Ramos detalhou o impacto positivo na geração de empregos e faturamento, que essas empresas têm no contexto regional e estadual, reforçando a importância dessa rede de relacionamento e colaboração formada pelos empreendedores ligados à Universidade. 

O cadastro de empresas-filhas é gratuito e prevê benefícios como a visibilidade da empresa no site da Inova Unicamp, participação em eventos de relacionamento, acesso a oportunidades trazidas do mercado para a comunidade de empresas-filhas, indicação como fontes em entrevistas para a imprensa e possibilidade de participação no Prêmio Empreendedor, que reconhece anualmente casos de sucesso das empresas-filhas.

Gestão estratégica de recursos 

A agenda do evento também contemplou a contribuição da ABGI, empresa de consultoria focada na gestão estratégica dos recursos financeiros, processos e ferramentas para inovação. Liderada pela diretora de inovação e transformação digital, Marina Loures, a apresentação contou com detalhes sobre a atuação da instituição, incluindo a busca de fomentos apoiada na Lei do Bem.

O grupo, que ajuda empresas em diversos estágios a otimizarem seus investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), também levou representantes de empresas parceiras que contaram com os serviços de consultoria para detalhar a experiência proveniente da parceria. 

Na ocasião, os cases de sucesso foram apresentados por colaboradores da Natura e da ProGT. À tarde, empreendedores interessados puderam participar de mentorias individuais com membros da ABGI para tirar dúvidas e sobre seus respectivos negócios. 

 

ACESSE A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO.