Slide Somos responsáveis pela avaliação estratégica sobre o tipo de proteção a ser empregada para que o resultado da pesquisa na Unicamp promova a inovação. Atuamos com foco no depósito do pedido de patente de invenção, know-how, registro de software, marcas, direito autoral ou cultivares. APOIO À PROPRIEDADE INTELECTUAL
DA UNICAMP
Comunidade Unicamp
Alunos, pesquisadores e docentes
  • Avaliação estratégica do tipo de propriedade intelectual para cada comunicação de invenção
  • Depósito de patente de invenções da Unicamp
  • Apoio ao registro de softwares, cultivares ou marcas institucionais da Unicamp
  • Apoio para formalizar convênios de P&D com outras instituições públicas
Soluções para corporações,
startups e sociedade
  • Apoio à Propriedade Intelectual gerada em convênios de pesquisa entre a Unicamp e outras instituições de pesquisa
  • Apoio para o licenciamento da propriedade intelectual da Unicamp

Convênios de P&D com outras instituições públicas

A Inova apoia docentes e pesquisadores na formalização de convênios de Pesquisa e Desenvolvimento entre a Unicamp e outras universidades ou instituições públicas, conforme determina a Deliberação CONSU-A-12/2018. A formalização é importante para emissão de Termo de Outorga, se houver financiamento FAPESP, e para regularizar condições de gestão de uma potencial propriedade intelectual gerada pela parceria.

Formalize um convênio de P&D com outra instituição aqui

Portfólio de tecnologias da Unicamp

Empresas, indústrias ou organizações que tenham interesse em conhecer os benefícios das tecnologias da Unicamp, disponíveis para licenciamento, podem buscar seus perfis tecnológicos no site dedicado ao Portfólio de Patentes da Unicamp, além de receber o apoio da Inova para saber mais informações sobre elas e negociar uma transferência de tecnologia.

Conheça e busque um perfil tecnológico no site

Patentes da Unicamp

Caso uma pesquisa desenvolvida pela Unicamp tenha gerado uma invenção ou novo método de utilidade (know-how) com potencial de licenciamento para benefício da sociedade, é possível solicitar uma análise sobre a invenção para a Inova Unicamp, que auxiliará no depósito da patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) ou, se necessário, a outro escritório estrangeiro.

Comunicar uma invenção ou know-how

Programas de Computador da Unicamp

O registro de Programa de Computador agrega valor aos softwares à medida que dá mais segurança jurídica para negociar e licenciar essas tecnologias. Por isso, a Inova apoia a comunidade Unicamp na proteção adequada dos direitos aos programas de computador (softwares) desenvolvidos em pesquisas da Universidade e que tenham potencial para serem licenciados. Baixe o formulário e envie para software@inova.unicamp.br.

Baixar formulário

Cultivares da Unicamp

Outra especialidade do time da Inova Unicamp é a proteção de cultivares junto ao Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC), vinculado atualmente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Neste caso, são consideradas passíveis de proteção variedades de plantas ou plantas essencialmente derivadas, obtidas a partir do melhoramento convencional ou genético.

Entre em contato para esclarecimentos e proteção

Acesso a Patrimônio Genético em patentes e cultivares

Todas as pesquisas científicas e desenvolvimentos tecnológicos que utilizam patrimônio genético (como plantas, animais e micro-organismos) devem ser cadastradas pelos próprios pesquisadores no Sistema Nacional de Gestão de Patrimônio Genético (SisGen), conforme determina a Lei da Biodiversidade.

Saiba mais sobre a regulamentação

Análise de comunicação de invenção

Após comunicar uma invenção para a Inova, a comunidade acadêmica da Unicamp recebe o apoio da Agência de Inovação para avaliar o potencial de licenciamento, com ou sem royalties, dos resultados de pesquisas desenvolvidas na Universidade.

Entenda a metodologia de análise e a proteção de PI

Defesas de dissertações e teses em sigilo

Antes de publicar um artigo, apresentar os resultados em congresso ou defender uma dissertação ou tese, comunique sua invenção para a Inova Unicamp avaliar meios de proteção. Se for necessária a defesa sem a comunicação, solicite o sigilo dos resultados em bancas de defesas, presenciais ou virtuais.

Entenda a importância e como solicitar sigilo

MARCAS INSTITUCIONAIS DA UNICAMP

A solução permite que a comunidade da Unicamp conte com o apoio para proteção de marcas institucionais da Universidade (Artigo 4º da Portaria GR-034/1995) ou de marcas vinculadas a uma propriedade intelectual ou de uma empresa nascente da Unicamp (spin-off). A Inova não apoia o registro de marcas em outros casos.

Comunique o registro de marca neste e-mail

“A Inova tem sido importante em vários aspectos: na orientação do registro de software, na criação de uma minuta padrão de convênio para interação da Unicamp com os EAS, na divulgação e na discussão de novos meios de interação com instituições interessadas”

Professor José Wilson Bassani, Centro de Engenharia Biomédica (CEB) da Unicamp

“A FEA tem várias parcerias de sucesso apoiadas pela Inova, o que cria um ambiente de confiança entre os pesquisadores e as empresas licenciadas. Tanto que, hoje, a unidade se beneficia de royalties oriundos do sucesso de licenciamentos de patentes desenvolvidas na FEA. Essa cultura de proteção da propriedade intelectual é consequência dos próprios resultados que a FEA vem obtendo com essa prática e que inspira outros pesquisadores”.

Professora Mirna Gigante, diretora da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp

“A Unicamp nos dá um ambiente muito favorável ao crescimento intelectual, e a excelência vem em todos os sentidos, tanto da parte administrativa quanto de infraestrutura. Os nossos alunos têm o privilégio de ter aulas com pessoas que estão na linha de frente da pesquisa mundial. São políticas de qualidade que vêm sendo adotadas há muito tempo e tudo isso se reflete nos números. Um mérito que tem que ser dividido com a Inova”.

Professor André Victor Lucci Freitas, diretor do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp

    APOIO À PROPRIEDADE INTELECTUAL | NOTÍCIAS