Inova Unicamp comemora Dia Mundial da PI com lançamento de novo Portfólio de Tecnologias da Universidade

O novo site apresenta filtros avançados de busca e nova categorização das tecnologias, alinhada aos ODS da ONU, para facilitar acesso da comunidade interna e externa da Unicamp. 

Texto: Isabele Scavassa e Ana Paula Palazi – Inova Unicamp | Fotos: Matheus Ferraz – Inova Unicamp 

A Agência de Inovação Inova Unicamp lançou o novo Portfólio de Tecnologias da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O lançamento do site ocorreu durante evento organizado em comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual, celebrado em 26 de abril. O evento foi realizado no Prédio Anexo do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e apresentou  um balanço inédito das tecnologias da Unicamp alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

A vitrine tecnológica da Unicamp, gerenciada pela Inova, passou por uma reestruturação, apresentando uma nova distribuição de conteúdo. O site foi remodelado com a inclusão de novas categorias, além de novo design e novos filtros de busca para facilitar o acesso e a navegação da comunidade interna e externa da Unicamp. 

Agora, além de patentes e programas de computador, é possível encontrar cultivares e desenhos industriais desenvolvidos na Unicamp e protegidos com estratégia da Inova, que estão disponíveis para licenciamento de empresas e instituições interessadas em inovar com a Universidade

“O novo Portfólio de Tecnologias da Unicamp é mais um fruto do intenso trabalho da Inova Unicamp para expandir a divulgação dos serviços de licenciamento de tecnologias da Universidade. O novo site vem reforçar a atuação da Agência no fomento a parcerias, na criação de conexões com a sociedade e na transferência de conhecimentos da Unicamp para a sociedade que geram inovação, bem estar e crescimento econômico sustentável”, disse Renato Lopes, diretor-executivo associado da Inova Unicamp.

Entre as mudanças, também foram incluídas novas macroáreas, além de uma classificação das tecnologias por áreas de destaque. Dessa forma, é possível encontrar, com apenas um clique, todas as tecnologias classificadas do Portfólio de Tecnologias da Unicamp que atendam, por exemplo, a temáticas como Agro 4.0, Indústria 4.0, 5G, Baixo Carbono, Tecnologias Assistivas ou Tecnologias Verdes. 

O Portfólio de Tecnologias está integrado ainda ao Portfólio de Competências, lançado em setembro do ano passado, uma vitrine que possibilita que as empresas e instituições interessadas em investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação, possam, de maneira ágil, encontrar pesquisadores da Unicamp.

Tecnologias da Unicamp e os ODS da ONU

O projeto de atualização do Portfólio de Tecnologias da Unicamp também está alinhado com as metas para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desde 2023, a Inova Unicamp tem classificado os pedidos de patente depositados pela Universidade segundo os ODS

Printscreen do novo portfólio de tecnologias da Unicamp. Texto da imagem: Portfólio de tecnologias. Pesquise patentes, programas de computador e outras tecnologias protegidas da Unicamp e disponíveis para licenciamento. Explore o portfólio por palavras-chave ou nomes dos inventores. A busca também pode ser mais completa, usando filtros avançados. O que deseja buscar? Macro Áreas; Categorias; Unidades da Unicamp; Áreas em destaque; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Pesquisar. Fim da descrição.

Novo portfólio de tecnologias traz filtros avançados de busca

No novo Portfólio, as tecnologias alinhadas recebem o símbolo da ODS correspondente, o que facilita sua identificação. Um levantamento realizado pela Inova mostrou que 62% das tecnologias da Unicamp protegidas pela Agência, em 2023, estão relacionadas a um dos ODS — porcentagem superior à média mundial, sendo que das 32 tecnologias classificadas, no ano passado, mais da metade delas (56%) se enquadram em mais de um objetivo sustentável.

“Estamos fazendo essa classificação de forma sistemática para novas proteções e paralelamente também estamos realizando o trabalho de forma retroativa, para abarcar todo o Portfólio de Tecnologias da Unicamp”, comentou Lopes.

Entre os ODS mais recorrentes no levantamento estão: “12. Consumo e produção responsáveis” (23%), “7. Energia limpa e acessível” (19%), seguidos de “3. Saúde e bem-estar” e “9.Indústria, inovação e infraestrutura” (17%). Segundo o relatório da OMPI, divulgado no início deste ano, uma em cada três patentes em todo mundo está relacionada aos ODS, em um mapeamento realizado com mais de 15 milhões de famílias de patentes. 

Dia Mundial da Propriedade Intelectual na Unicamp

O Dia Mundial da Propriedade Intelectual é comemorado, desde 2000, como forma de celebrar as contribuições de inventores e refletir sobre o impacto da PI para a inovação tecnológica que ajuda a moldar o nosso mundo. O evento organizado pela Inova Unicamp seguiu a temática proposta pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) “PI e os ODS: Construir nosso futuro comum com inovação e criatividade”. 

Foto posada dos participantes do evento em comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual. A imagem, realizada em ambiente interno do Prédio Anexo, conta com pessoas em pé e algumas sentadas. À frente e sentados estão o diretor-executivo associado Renato-Lopes, o professor José Bassani e o consultor de PI Caio França. Fim da descrição.

Evento celebrou o Dia Mundial da Propriedade Intelectual | Foto: Matheus Ferraz – Inova Unicamp

Para somar à celebração, foram convidados o consultor de PI da ClarkeModet, Caio França, e o docente da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) José Magalhães Bassani. Eles integraram o painel de discussões sobre o tema com palestras sobre patentes e ODS em diferentes perspectivas.

O conteúdo ministrado pelo representante da ClarkeModet, por exemplo, focou na ODS de número 7, responsável pelas ações em prol  de energia limpa e sustentável. A apresentação trouxe números e deixou provocações sobre a forma como a inovação é feita no país.

A contribuição do docente, por sua vez, foi pautada na apresentação de uma das tecnologias da Unicamp licenciada, que está mudando a forma dos hospitais no Brasil acompanharem seus parques tecnológicos. O GETS é um sistema de gerenciamento que viabiliza o acompanhamento do histórico completo de equipamentos odonto-médico-hospitalares

Ao final da exposição, Bassani foi homenageado com a entrega de uma placa de reconhecimento por sua contribuição à proteção da propriedade intelectual e às iniciativas de inovação na Unicamp, como forma de evidenciar o trabalho desenvolvido ao longo de mais de 20 anos de pesquisas com o GETS.

Foto posada do diretor-executivo associado Renato Lopes, do professor José Magalhães Bassani e da pesquisadora Ana Cristina Bottura. Eles encontram-se em pé, com o professor ao centro e carregando a placa em sua homenagem. Ao fundo há uma parede cinza e uma janela branca. Fim da descrição.

José Bassani (CEB Unicamp) foi homenageado durante o evento | Foto: Matheus Ferraz – Inova Unicamp

Ações de fomento à cultura de PI na Unicamp

Muito além da celebração ao dia da Propriedade Intelectual, a Inova Unicamp mantém diversas atividades de fomento à cultura da PI na Universidade. Entre elas, destacam-se as oficinas de busca de anterioridade em bases de patentes e as mentorias individuais, operacionalizadas por analistas de PI da Agência de Inovação para alunos que estão atualmente desenvolvendo teses ou dissertações.

Ainda no âmbito do atendimento à comunidade acadêmica, a Agência de Inovação promove periodicamente edições do programa Inova em Ação, realizado em unidades da Unicamp para apresentar à comunidade pautas sobre inovação, propriedade intelectual, transferência de tecnologias e empreendedorismo. Para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos, há ainda o oferecimento de disciplinas para graduação (AM037) e pós-graduação (TP386), com uma ementa dedicada à Propriedade Intelectual, Inovação e Empreendedorismo.