Slide Prof. Wagner Fávaro (IB) é um homem de 40 anos branco, calvo, que usa uma barca preta e jalecob branco. Ele tem uma tatuagem no braço direito, mesmo que usa para injetar algo numa amostra. Ao seu lado, está o Prof. Nelson Durán (IQ) um homem idoso, branco, que usa um jaleco branco e óculos. Ele está observando o trabalho. Eles estão ao trabalhando em uma bancada de laboratório. Soluções para:
Comunidade externa da Unicamp
TRANSFERÊNCIA
DE TECNOLOGIA

DA UNICAMP
INTERESSE EM LICENCIAR UMA TECNOLOGIA A Inova Unicamp é responsável pela oferta, negociação e licenciamento de tecnologias da Universidade para o setor empresarial e para outras instituições públicas ou privadas, gerando impacto socioeconômico a partir do conhecimento.

Licenciamento da propriedade intelectual da Unicamp

Empresas e instituições públicas ou privadas podem licenciar a propriedade intelectual desenvolvida na Unicamp, com ou sem exclusividade, tais como patentes, cultivares, marcas, software, know-how, etc.

O contato e negociação é realizado diretamente com a Agência de Inovação da Unicamp, que também oferta ativamente as tecnologias para as empresas com a intenção que o conhecimento gerado na Universidade chegue ao mercado e à sociedade.

Benefícios para a Unicamp
  • Colaborar para o desenvolvimento socioeconômico baseado no conhecimento
  • Obter retorno em ganhos financeiros (royalties) para Universidade e seus inventores
  • Estimular a Inovação: avanço da ciência e tecnologia
Benefícios para empresas
  • Acessar tecnologia de ponta desenvolvida na Universidade
  • Identificar talentos, facilitando os processos de recrutamento e seleção
  • Reduzir custos e riscos no desenvolvimento de novos produtos e processos

Empresas interessadas podem contar com a Inova Unicamp para prospectar na Universidade tecnologias disponíveis para licenciamento.

Todas as tecnologias disponíveis para licenciamento podem ser visualizadas no portfólio online de tecnologias da Unicamp.

Transparência e agilidade nos licenciamentos exclusivos

Desde 2020, é possível que empresas e instituições tenham mais agilidade no licenciamento exclusivo de tecnologias ou fornecimento de know-how da Unicamp em uma negociação direta com a Agência de Inovação da Unicamp.

A aprovação da Resolução GR-064/2020, relacionada à Política de Inovação da Unicamp, regulamenta e desburocratiza esse tipo de transferência de tecnologia, excluindo a necessidade de abertura de licitação e permitindo a negociação direta com a Inova Unicamp.

Todo o processo é feito a partir da publicação – no site da Inova –  de um Extrato de Oferta Tecnológica para as tecnologias a serem licenciadas com exclusividade. Essa publicação dá visibilidade plena aos critérios técnicos e financeiros de qualificação das propostas, bem como esclarece informações sobre prazo e formato de envio das propostas pelas empresas.

No caso de tecnologias desenvolvidas em parcerias de P&D com a Universidade, as empresas parceiras, que são cotitulares, continuam com a preferência para o licenciamento exclusivo, sem a necessidade de publicação de Extrato de Oferta Tecnológica.

Consulte os extratos de oferta tecnológica

Leia a resolução GR-064/2020

Destaques de licenciamento de tecnologias da Unicamp

LICENCIAMENTO DE TECNOLOGIA E P&D

“O desenvolvimento tecnológico só se concretiza quando atinge a sociedade. Os modelos de parcerias que simplificam ou fomentam as parcerias e transferência tecnológica entre a universidade e empresas, como ocorreu com a Unicamp, são fundamentais para que isso ocorra de forma mais ampla e ágil.”

Gustavo Rodrigues, gerente de inovação e P&D da Axxiom, subsidiária da Cemig

LICENCIAMENTO DE TECNOLOGIA E P&D

“A Entourage e a Unicamp já têm um histórico de parcerias de sucesso voltados para a área da saúde, como o licenciamento da tecnologia de extração supercrítica e, agora, com esse novo projeto de P&D, damos um passo importante para desenvolvermos pesquisas de alto nível na área de cultivo Cannabis medicinal para o tratamento de doenças.”

Caio Santos de Abreu, CEO da Entourage Phytolab

PROJETO DE P&D

“Através desta sinergia, a expectativa é gerar conhecimento tecnológico para desenvolvimento de novos produtos e funcionalidade que agreguem valor ao portfólio da Motorola, bem como capacitação tecnológica de todos os envolvidos.”

Benício Goulart, gerente de projetos da Motorola

Perguntas frequentes sobre licenciamento de tecnologia na Unicamp

A Unicamp só transfere tecnologia que envolve retorno financeiro?

Não. Se a propriedade intelectual protegida tem cunho social, é possível licenciar a tecnologia gratuitamente.

A única forma de transferência de tecnologia da Unicamp é por licenciamento?

Não. Dependendo do caráter e vantagem competitiva de cada tecnologia ou usos pela empresa, pode ser negociado a cessão da tecnologia ou um Acordo de Transferência de Material (MTA) para avaliar se a tecnologia é o que a empresa busca.

Como é realizada a divisão dos royalties de um licenciamento?

Quando uma propriedade intelectual da Unicamp é licenciada em um contrato que envolve retorno financeiro, a divisão é em três partes, sendo um terço retorna como recursos de pesquisa da Unicamp, um terço retorna para administração das atividades da Inova (vinculada à Reitoria) e um terço dividido entre os inventores. Salienta-se que toda propriedade intelectual de tecnologias desenvolvidas na Universidade são de direitos (titulação) da Unicamp.

CONEXÃO PESQUISA-MERCADO | NOTÍCIAS E CASES