Método de controle inteligente para otimizar o desempenho de robôs e equipamentos que interagem em ambientes complexos

Ricardo Gudwin e Wandemberg Gibaut

Cessão de Tratado de Cooperação de Patentes PCT/EP2022/072962

Dentre diferentes estratégias de controle para robôs, existe uma tecnologia tradicional, muito utilizada em robôs móveis, como robôs aspiradores de pó, robôs de pintura ou de limpeza de vidros, ou piscina, que é conhecida como arquitetura de subsunção. Essa estratégia de controle, permite que com sinais muito simples obtidos de sensores, os robôs desenvolvam um comportamento capaz de se adaptar a situações inesperadas, realizando tarefas de maneira improvisada, com bastante sucesso. Entretanto, não era possível utilizar essa técnica em situações que exigiam sequências de operações repetitivas, como seguir um plano com uma sequência fixa de atividades, pois a estrutura de planos era incompatível com a estratégia improvisada da arquitetura de subsunção.

Para permitir a integração da arquitetura de subsunção com situações onde seria necessário realizar sequências fixas de operação, foi desenvolvido na Unicamp um método inteligente de controle que promove uma compatibilidade  da arquitetura de subsunção com a execução de planos ou sequências de tarefas, permitindo que os robôs controlados por arquiteturas de subsunção possam agora realizar não somente comportamentos improvisados, mas também, em alguns casos, comportamentos ordenados, onde uma determinada sequência de atividades possa ser determinada e seguida.

O método desenvolvido nessa pesquisa permite agora, que qualquer robô móvel equipado com uma arquitetura de subsunção, possa trabalhar também com sequências pré-determinadas de ações, além do já tradicional comportamento improvisado, direcionado pelos sensores. Além de controle de robôs, essa técnica pode ser usada também na coordenação e operação de equipamentos na Internet das Coisas.

Cotitularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Ericsson Telecomunicações S.A.

Unidade da Unicamp: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC)

Inventores: Ricardo Ribeiro Gudwin, Wandemberg Santana Pharaoh Gibaut (Unicamp), Klaus Raizer (Ericsson), Swarup Kumar Mohalik (Ericsson), Aneta Vulgarakis Feljan (Ericsson)

Empresa licenciada Ericsson Telecomunicações S.A.