Na foto, membros da organização do Desafio Unicamp, palestrante e Intérprete de Libras sorriem para a captura de tela na plataforma zoom, onde ocorreu o evento.

Participantes do Desafio Unicamp 2024 recebem capacitação de modelagem de negócios

O segundo Workshop da competição de empreendedorismo apresentou a ferramenta Business Model Canvas aos competidores. Agora, as equipes devem entregar a versão geral do Canvas no dia 15 de maio. 

Texto: Caroline Roxo – Inova Unicamp | Foto: Reprodução – Zoom

A última capacitação do Desafio Unicamp 2024, competição de empreendedorismo organizada pela Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp), apresentou aos participantes a ferramenta Business Model Canvas. O Workshop de modelagem de negócios foi o último, antes da primeira entrega da versão geral do Canvas, que vale nota às equipes nas próximas etapas da competição. O evento, que contou com interpretação simultânea em Libras, aconteceu no último sábado, 20 de abril, e reuniu mais de 80 pessoas ao vivo. Assista a gravação do Workshop aqui!

Rodolfo Baccarelli, sócio-fundador da Baita Aceleradora, empresa parceira e patrocinadora do Desafio Unicamp 2024, foi quem ministrou os conteúdos sobre modelagem de negócios e dividiu o assunto do evento em dois: proposição de valor e outros tópicos do Canvas. Na primeira parte, o palestrante compartilhou informações sobre a proposição de valor de um negócio, enfatizando a importância desse tópico como um norteador para o interesse de clientes e fazendo relação direta com a primeira atividade que os participantes realizaram. 

“A proposição de valor é a essência de qualquer negócio que venha a ser criado. Existem autores que dizem que proposição de valor é igual ao lucro de um negócio, ou seja, essencial. É aquilo que mantém o cliente interessado na sua empresa”, expôs Baccarelli em sua apresentação.  

A primeira entrega da competição foi um exercício sobre validações de clientes para as propostas de produtos e serviços das equipes. A atividade foi orientada no primeiro Workshop do Desafio Unicamp 2024, sobre Descoberta do Cliente Ideal, que aconteceu no dia 6 de abril, e serviu de introdução para que os participantes começassem a entender sobre modelagem de negócios. 

Baccarelli prosseguiu com a explanação sobre proposição de valor, detalhando o tópico com exemplos concretos. O bloco incluiu intervalos dedicados a perguntas e respostas, permitindo maior interação com o público. Ao finalizar a primeira parte de sua apresentação, o palestrante ressaltou que a proposição de valor representa, em essência, “o conjunto de benefícios que uma empresa oferece, percebidos pelos clientes ao adquirirem um produto ou utilizarem um serviço”.

Modelagem de negócios com Business Model Canvas

O segundo bloco do encontro foi dedicado aos demais tópicos da modelagem de negócios utilizando a ferramenta Business Model Canvas. Baccarelli destrinchou os demais oito itens para o preenchimento do modelo de negócios, que são complementares a proposição de valor, sendo eles: segmento de clientes, solução, canais, fonte de receitas, relacionamento com o cliente, atividades-chave, parceiros chave e estrutura de custos. 

“Eu tenho o cliente, tenho benefícios que eu sou capaz de gerar para esse cliente e eu tenho que levar isso de alguma forma para ele. Por outro lado, eu tenho que fazer essa proposição de valor ser concretizada por um produto ou serviço através de atividades e parceiros. A partir disso eu tenho um custo que eu vou compensar com as receitas que eu captei dos clientes. Essa é a lógica de um modelo de negócios”, explicou Baccarelli, sintetizando os nove blocos da modelagem de negócios durante o evento.  

Além desses nove itens a serem preenchidos e detalhados nas atividades entregues no Desafio Unicamp 2024, os participantes também precisam pensar sobre o problema que estão resolvendo e na inclusão de práticas de impacto socioambiental em seus negócios, visando a relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Próximas etapas

A próxima etapa da competição é decisiva para as equipes. Os times que continuam na disputa terão até o dia 15 de maio para submeter a versão geral do Canvas. Essa entrega consiste em um documento com informações detalhadas sobre a modelagem de negócios e um template de Business Model Canvas preenchido. Após essa entrega, que será avaliada por uma banca de avaliadores, os dez times com as melhores notas serão selecionados para participar de uma mentoria internacional, conduzida por um parceiro convidado pela Inova Unicamp.

Para acompanhar detalhes sobre o andamento das atividades, basta seguir as redes sociais da Inova Unicamp e conferir a página: https://www.inova.unicamp.br/desafio/agenda/ 

Sobre o Desafio Unicamp 2024

A competição é o principal programa de promoção ao empreendedorismo da Universidade, organizado pela Inova Unicamp. Em 13 anos, o Desafio Unicamp já capacitou mais de 3.000 pessoas. A última edição da competição, em 2023, contou com a participação de 195 participantes, de 11 estados diferentes do Brasil. 

A expectativa da 14ª edição é manter a variedade regional, ampliando a diversidade entre as equipes. O regulamento do Desafio Unicamp 2024 prevê que grupos diversos pontuam mais na entrega da primeira atividade. Os critérios são diversidade em gênero, cor ou raça declarada, nacionalidade e pessoa com deficiência.

Os patrocinadores da 14º edição do Desafio Unicamp são: Fundação Educar, FM2S – Educação e Consultoria, Baita Aceleradora, Neger Telecom, CPQD e Instituto Eldorado.  

Os apoiadores da 14º edição do Desafio Unicamp são: Núcleo Campinas, Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, Incamp e Liga Empreendedora.