Na foto, equipe do evento sorri para a captura de tela tirada na plataforma zoom, onde o evento ocorreu.

Participantes do Desafio Unicamp 2024 avançam para Workshop de modelagem de negócios

As equipes receberam um treinamento de mentorias e agora avançam para o Workshop de Business Model Canvas, que acontece neste sábado, 20 de abril.

Texto: Caroline Roxo – Inova Unicamp | Foto: Reprodução Zoom

Os competidores do Desafio Unicamp 2024, competição de empreendedorismo com tecnologias da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que permanecem na disputa por terem cumprido a exigência de ter pelo menos dois membros presentes no primeiro Workshop, avançam agora para o segundo Workshop da competição, sobre modelagem de negócios, que será realizado no próximo sábado, 20 de abril, das 9h30 às 11h30, em formato on-line.

Os times terão a chance de aprender na prática como modelar um negócio utilizando a ferramenta Business Model Canvas. Esta abordagem será ministrada por Rodolfo Baccarelli, sócio fundador da Baita Aceleradora, empresa parceira e patrocinadora do Desafio Unicamp 2024.

Além disso, as equipes também podem agendar até três sessões de mentoria com os mentores empresariais designados para seus times, etapa essencial da competição e que foi apresentada aos participantes no Treinamento de Mentorias, que aconteceu no dia 12 de abril. O treinamento apresentou às equipes as orientações sobre as melhores práticas e as instruções sobre como utilizar a plataforma Mentorar, sistema adotado na competição.

O Desafio Unicamp 2024, organizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, implementou alterações em sua organização, introduzindo dois Workshops de capacitação para os participantes. O primeiro deles, focado na descoberta do cliente, ocorreu em 6 de abril. Já o segundo Workshop, abordando Business Model Canvas, está agendado para este sábado, 20 de abril. Além da segmentação do conteúdo em dois eventos para uma melhor apresentação aos participantes, os times agora contarão com mentores exclusivos designados para suas equipes. Todos os eventos on-line e ao vivo do Desafio Unicamp 2024 estão com interpretação simultânea em Libras.

Próximas etapas

O Workshop de modelagem de negócios é a última capacitação da competição antes da entrega da primeira versão do Canvas, que deverá ser realizada pelos líderes de cada equipe até o dia 15 de maio, via Google Classroom.

Para esta etapa, os líderes dos times irão receber o template do documento word e o link de acesso do canvanizer, uma ferramenta de modelagem de negócios. Os dois materiais devem ser preenchidos e entregues até a data limite.

Sobre o Desafio Unicamp 2024

A competição é o principal programa de promoção ao empreendedorismo da Universidade, organizado pela Inova Unicamp. Em 13 anos, o Desafio Unicamp já capacitou mais de 3.000 pessoas. A última edição da competição, em 2023, contou com a participação de 195 participantes, de 11 estados diferentes do Brasil.

A expectativa da 14ª edição é manter a variedade regional, ampliando a diversidade entre as equipes. O regulamento do Desafio Unicamp 2024 prevê que grupos diversos pontuam mais na entrega da primeira atividade. Os critérios são diversidade em gênero, cor ou raça declarada, nacionalidade e pessoa com deficiência.

Os patrocinadores da 14º edição do Desafio Unicamp são: Fundação Educar, FM2S – Educação e Consultoria, Baita Aceleradora, Neger Telecom, CPQD e Instituto Eldorado.

Os apoiadores da 14º edição do Desafio Unicamp são: Núcleo Campinas, Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, Incamp e Liga Empreendedora.