Slide Jovem pesquisador negro está com uma roupa de proteção laboratorial fina e branca, máscara facial branca e luvas azuis. Suas mãos estão dentro de uma câmara fechada de alumínio e vidro e ele injeta uma substância dentro de um recipiente. Serviços e espaços que facilitam para as empresas firmarem parcerias para projetos de pesquisa e desenvolvimento com a Unicamp, além de licenciamento de tecnologias e outras conexões como uso de espaço laboratorial e hospedagem de corporações no Parque Científico e Tecnológico. CONEXÃO
PESQUISA E
MERCADO
Comunidade Unicamp
Alunos, pesquisadores e docentes
  • Oportunidades de licenciar a propriedade intelectual
  • Conexão com departamentos de P&D de grandes empresas
  • Acesso a financiamento público e privado para parceiras e bolsas de pesquisas diversas
Soluções para corporações,
startups e sociedade
  • Parcerias de P&D com talentos, espaços e estrutura laboratorial da Unicamp
  • Licenciamento de patentes, know-how, softwares e cultivares da Unicamp
  • Facilitação de parcerias, bolsas de pesquisas e divulgação de editais
A pesquisadora e CEO da startup S Cosméticos do Bem, Soraya El Khatib, segura e sorri para um frasco marrom com líquido dentro (produto derivado de tecnologia da Unicamp). Ela é uma mulher branca, com cabelo pintado com mechas loiras, na faixa dos 40 anos, usa jaleco branco e óculos vermelhos. Está em um laboratório com mais duas pesquisadoras, uma delas está em destaque na foto e é uma mulher branca, com cabelo longo, cacheado e loiro na faixa dos 40 anos, com óculos pretos e azuis e mais baixa que Soraya. Ela também olha e sorri para o frasco.

Projetos de pesquisa e desenvolvimento com empresas

Para empresas interessadas em fazer P&D com a Unicamp, a Inova prospecta grupos de pesquisa da Universidade com afinidade técnica e sinergia para colaborar. Para docentes e pesquisadores, a Inova negocia e auxilia em todo o trâmite para formalizar as parcerias.

Saiba mais sobre a parceria em P&D

Acesse os formulários de comunicação de projeto

Docentes Empresas
A foto é de um P&D entre a Unicamp e a IBM, que mantém laboratório dentro do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. Na foto, dois alunos mexem numa espécie de servidor. Um deles é um jovem branco, de cabelo cacheado castanho com cavanhaque castanho. O outro é um jovem negro (pele parda) e cabelo cacheado castanho, sem barba, mostra o rosto de perfil com marcas de espinhas.

Prospecção de grupos de pesquisa de interesse de empresas

A Inova é responsável por atender as empresas interessadas em estabelecer projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com a Universidade. A Inova é a porta de entrada, que prospecta grupos de pesquisa interessados em estabelecer a cooperação e também auxilia na negociação, formatação e nos trâmites para a aprovação do convênio.

Solicitar prospecção
Na foto, está em primeiro plano a placa do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e ao fundo carros estacionados e os prédios Soma e Núcleo, duas unidades que hospeda empresas com projetos de P&D na Unicamp.

Hospedagem de projetos de P&D no Parque

Empresas inovadoras podem posicionar laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp de maneira a se conectar aos talentos da comunidade Unicamp em um ecossistema rico e interligado a outras indústrias da região, terreno fértil para solucionar os grandes desafios do mercado.

Saiba mais
Na foto estão diversos produtos: Maracujá em pó, frascos com extratos de maracujá diferentes identificados com etiquetas, e frascos brancos com etiquetas da empresa Rubian, que é cotitular e licenciou com exclusividade a tecnologia da Unicamp para produzir dermocosméticos.

Licenciamento de tecnologias

A Inova é responsável pela oferta, negociação e licenciamento de tecnologias da Universidade para o setor empresarial e para outras instituições públicas ou privadas, gerando impacto socioeconômico a partir do conhecimento. Por meio do serviço, a Inova apoia as empresas e instituições públicas ou privadas em todo o processo de transferência de tecnologia exclusiva ou não exclusiva.

Saiba mais sobre o licenciamento
Na foto está a professora Vera Lúcia Lopes da FCM, uma mulher branca na faixa dos 40 anos com cabelo curto e preto, usa um vestido de manga curta rosa e um batom rosa escuro, ela está em frente a um computador desktop em sua sala branca. Na tela do computador está projetado o software CranFlow, que a professora é a inventora responsável. O sistema é licenciado gratuitamente a diversos centros de tratamento de doenças craniofaciais no Brasil.

Prospecção do portfólio de patentes

O portfólio de patentes da Unicamp divulga perfis tecnológicos de diversas áreas que estão disponíveis para consulta e licenciamento.

Além da busca via portfólio, as empresas interessadas também podem solicitar o apoio da Inova para prospectar ou orientar se as patentes de interesse as atendem nas suas demandas.

Confira as tecnologias disponíveis no Portfólio de Patentes
Da esquerda para a direita estão sentados lado a lados num laboratório e vestidos de jalecos brancos a Prof. Maria Teresa Clerici (mulher branca na faixa dos 50 anos, magra, com cabelo longo e castanho, usa um arquinho marrom no cabelo), o Prof. Jorge Behrens (um homem branco, magro, de cabelo curto grisalho e barba grisalha) e a doutoranda Ulliana Sampaio (mulher branca na faixa dos 20 anos, cabelo longo bem cacheado castanho escuro preso com meio rabo de cavalo). Todos olham para um produto cárneo alimentício produzido em laboratório na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp.

Análise de bolsa estímulo à inovação

O serviço permite que os coordenadores solicitem para suas equipes a análise de Bolsa de Estímulo à Inovação, oferecidas pelas empresas dentro de projetos de P&D com a Unicamp, de forma rápida e prática por meio de um formulário eletrônico. Após o preenchimento, a Inova analisa e emite um parecer em até 10 dias úteis.

Saiba mais
Na foto está em pé, num laboratório, sorrindo para câmera a professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, Tânia Foster. Ela é uma mulher negra na faixa dos 45 anos, com cabelo liso preto. Usa um jaleco branco e óculos de proteção laboratorial. Ao lado dela está uma máquina que permite o uso de tecnologia supercrítica que permite produzir bioenergia a partir de resíduos alimentícios.

Uso de infraestrutura laboratorial ou prestação de serviços

O serviço auxilia empresas que precisam utilizar a infraestrutura de algum laboratório da Unicamp ou ainda necessitem da prestação de serviços, como teste de eficácia de produto.

Outras formas de interação Pesquisa-empresas também podem ser solicitadas no formulário.

Solicitar serviço
Na foto está em destaque um computador rastreando movimentos e ao fundo de costas o pesquisador Alexandre Brandão simulando o uso do software por um paciente em tratamento para recuperar seus movimentos após um acidente vascular cerebral. A tecnologia licenciada para a empresa graduada na Incamp, Bioxthica, foi desenvolvida a partir de um financiamento EMBRAPII com um grupo de pesquisa da Unicamp chamado Brainn

Chamadas e editais de financiamento de P&D

A fim de facilitar o acesso ao financiamento de convênios de P&D, a Inova replica a divulgação das principais chamadas públicas e editais públicos ou privados do universo de inovação, tais como: FAPESP, FINEP, Embrapii, entre outros.

A comunidade Unicamp também conta com o apoio da Inova para elaboração de propostas para esses editais.

Confira as notícias dos últimos editais

LABORATÓRIO E CONVÊNIO DE P&D NO PARQUE

“A escolha da Unicamp para trabalhar em conjunto com a Samsung se deve a alta competência científica e relevância acadêmica que a universidade possui no cenário nacional e internacional. Visto os bons resultados obtidos até o momento nos projetos de pesquisa com a Unicamp, nossa expectativa é manter firme a parceria e colher sempre os melhores resultados, tanto acadêmicos quanto para os mercado e consumidores.”

Miguel Lizarraga, Gerente de P&D da Samsung

PROJETO DE P&D

“A BASF é uma empresa inovadora e líder mundial na área química. Já a Unicamp é um centro de excelência em tecnologia no Brasil. Ambas resolveram em comum acordo unir esforços. A BASF objetiva com a parceria ampliar o conhecimento em novas áreas e trazer soluções com maior velocidade e qualidade, permitindo atender rapidamente as demandas dos clientes da companhia com produtos e serviços inovadores e de alto valor agregado, além de garantir um futuro sustentável para os negócios de seus clientes.”

Ademar De Geroni, diretor de inovação e P&D da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para a América Latina

LICENCIAMENTO DE TECNOLOGIA E P&D

“Alguns fatores influenciaram a escolha da Unicamp como parceira da LG. Por exemplo: alguns departamentos da universidade são nota máxima na avaliação Capes; renome da Universidade na produção científica; e casamento de áreas de interesse da LG com a expertise dos professores.”

Rodrigo Ferreira, gestor tecnológico de P&D da LG

    PESQUISA E MERCADO | NOTÍCIAS