Ex-aluno da Unicamp conquista 1º lugar no Prêmio Confap

Pesquisador Gerson Nakazato (centro) recebeu premiação, indicado pela Fundação Araucária (Fotos Kennedy BarrosConfap).
Gerson Nakazato foi premiado na categoria “Pesquisador(a) Inovador(a) – Inovação para o Setor Empresarial“. Ele é ex-aluno do Instituto de Biologia (IB Unicamp) e inventor de seis tecnologias protegidas da Universidade Estadual de Campinas

Texto: Da redação* | Foto: Kennedy Barros – Confap

O ex-aluno do Instituto de Biologia (IB) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Gerson Nakazato, recebeu no último dia 13 de março o primeiro lugar no Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – Johanna Döbereiner, na categoria “Pesquisador(a) Inovador(a) – Inovação para o Setor Empresarial“. A cerimônia de premiação aconteceu em Brasília (DF), no Sesi Lab, na abertura do 63º Fórum Nacional CONSECTI & CONFAP, e foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) do Paraná.

Nakazato é professor do Departamento de Microbiologia (CCB) da Universidade Estadual de Londrina e já atuou como Pesquisador Colaborador da Unicamp. Ele também é inventor de seis tecnologias que fazem parte do Portfólio de Patentes e Softwares da Unicamp, protegidas com suporte da Agência de Inovação Inova Unicamp. Entre elas, está um gel antimicrobiano para o tratamento de queimaduras, resultado de uma parceria de pesquisa entre Unicamp e UEL.

“A conquista do primeiro lugar no Prêmio Confap como pesquisador inovador no setor empresarial representa para mim o reconhecimento do trabalho que venho desenvolvendo na UEL em parceria com a Unicamp. Eu gostaria de expressar minha profunda gratidão, pela formação que recebi na Unicamp, sendo um ex-aluno de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular e pelas patentes compartilhadas com a Unicamp. É de grande relevância a interação que ocorre entre a academia e a iniciativa privada e isso demonstrado em todos os projetos que envolvem a pesquisa aplicada, como também junto com a ciência básica”, afirmou o pesquisador Gerson Nakazato sobre o prêmio.

Fundações

Esta foi a 3ª edição a premiação criada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) do Paraná. O Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação – Johanna Döbereiner foi outorgado a 15 pesquisadores e 3 profissionais de comunicação em seis categorias: Pesquisador(a) Destaque, nas subcategorias Ciências da Vida, Ciências Exatas e Ciências HumanasPesquisador(a) Inovador(a), nas subcategorias Inovação para o Setor Empresarial e Inovação para o Setor Público e Profissional de Comunicação. A lista completa dos pesquisadores e instituições agraciados com o prêmio pode ser conferida no site do CONFAP.

Além do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação – Johanna Döbereiner , também foi outorgado o Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I a seis iniciativas das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) nas categorias Desenvolvimento do Ecossistema de CT&I e Gestão e Desenvolvimento Organizacional. A novidade, desta vez, foi a outorga do prêmio a um gestor e a um técnico inovadores com atuação em agências de fomento à CT&I no Brasil.

*Com informações da assessoria de comunicação do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).