Sensor resistivo a base de grafite para medição de umidade do solo

Prof. Eduardo Galembeck (IB)

Licenciamento não exclusivo de pedido de patente BR 10 2020 024523 6

O sensor resistivo se insere no campo da eletroquímica e é usado para medir a umidade do solo. Desenvolvida com base de grafite condutor de alta performance, a tecnologia possibilita medições com alta precisão, em longos intervalos de tempo, e possui resistência ao processo de corrosão, além de ter vida útil prolongada em relação aos demais sensores já existentes no mercado.

O invento pode ser utilizado para diversas finalidades na área de ciências do solo – de aplicações em sistemas de irrigação, ajudando a mitigar os impactos da crescente escassez de água, a prevenções de catástrofes, como rompimento de barreiras. O intuito do licenciamento, feito por uma empresa spin-off da Unicamp, é possibilitar seu desenvolvimento tecnológico para uso do produto em larga escala. O primeiro lote comercial da invenção estará disponível comercialmente, para venda online ainda em 2023.

Para chegar ao produto comercial, a empresa licenciada contou com recursos de projeto PIPE/PAPPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas e Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas), processo Fapesp, nº 22/01668-4.

Titularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Unidade da Unicamp: Instituto de Biologia (IB)

Inventores: Eduardo Galembeck, Yago Sampaio Guido

Empresa licenciada:  Galembetech Consultores e Tecnologia Ltda