Um novo método para soldas metálicas de alta rigidez

Auteliano Antunes dos Santos Junior (FEM) e Marcos Aurélio Corrêa Machado (INNOVATUS)

Licenciamento exclusivo de pedido de patente BR102019023553-5

O uso de micro-ondas em soldas de metais mostra-se uma opção vantajosa pela possibilidade de se obter qualidade superior e manter as características originais das peças a serem soldadas. O processo facilita com vantagens a soldagem de peças extensas, por exemplo, trilhos de ferrovias.

O método foi desenvolvido partindo de compostos susceptores de micro-ondas que foram otimizados pela equipe da Innovatus. O conjunto formado atinge temperaturas de até 2.500 graus centigrados permitindo a solda de metais de todas as formas e ligas. Dispositivos moduladores permitem que as micro-ondas possam ser utilizadas em metais sem causar danos ao equipamento.

A tecnologia poderá substituir com vantagens os atuais processos de solda alumino térmica ou por arco elétrico. Por ser feita sem adição de outros elementos e controle preciso de temperatura a as partes soldadas não apresentam diferenciação significativa na sua estrutura física e poder ser aplicada em peças extensas, a solda tem alto potencial de aplicação na indústria.

 

Titularidade: Microondas Desenvolvimentos e Tecnologias Ltda (INNOVATUS) Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Unidade da Unicamp: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM)

Inventores: Marcos Aurélio Corrêa Machado (INNOVATUS), José Lavaquial Biosca Neto (INNOVATUS), Rafael Nunes Segantine(INNOVATUS) e Auteliano Antunes dos Santos Junior (Unicamp).

Empresa licenciada Microondas Desenvolvimentos e Tecnologias Ltda (INNOVATUS)