Material nanocompósito para interfaces térmicas de dispositivos que requerem dissipadores eficientes de calor

Silvia Vaz Guerra Nista (CCSNano), Profª. Larissa Giorgetti Mendes (COTIL), Prof. Stanislav Moshkalev (CCSNano) e Alex Souza (Celera) (Da esquerda para a direita)

Licenciamento exclusivo de pedido de patente BR 10 2021 025585 4

O histórico de parcerias de pesquisa entre a Unicamp e a Celera Fibras gerou este primeiro pedido de patente em cotitularidade, que sucedeu em um licenciamento exclusivo à empresa. O material nanocompósito desenvolvido tem a aparência de pasta fluida (pasta e filme) com aplicação focada em interfaces térmicas, podendo ser útil para LEDs, dispositivos eletrônicos e dispositivos que requerem dissipadores eficientes de calor, tendo em vista que geram um rápido aumento na temperatura interna – e, com isso, têm vida útil reduzida.

A escolha do material – à base de precursores carbônicos, matrizes poliméricas e aditivos – resolve o problema de convergência entre condutividade térmica e resistência mecânica de interfaces térmicas aplicadas em dispositivos eletrônicos, pois a invenção realiza a dissipação do calor de forma eficaz, eficiente e estável, por um longo período de tempo.

Titularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Celera Fibras

Unidade da Unicamp: Centro de Componentes Semicondutores (CCSNano) e Colégio Técnico de Limeira (COTIL)

Inventores: Silvia Vaz Guerra Nista, Larissa Giorgetti Mendes, Stanislav Moshkalev e Raluca Savu

Empresa licenciada:  Celera Fibras