Sistema para produção de hidrogênio em reatores miniaturizados

André Luiz Jardini Munhoz, Prof. Rubens Maciel Filho e Aulus Roberto Romão Bineli (esq. para dir.)

Licenciamento  de patente BR 102012032322-2

A invenção de um processo de obtenção de placas de microcanais para geração de hidrogênio foi licenciada para uma spin-off da Unicamp – uma empresa criada pelos próprios inventores para explorar a tecnologia desenvolvida na Universidade. A intenção da empresa é viabilizar a produção de reatores miniaturizados,  dentro do conceito de processos intensificados, dispositivos estes em que as reações químicas ocorrem em um espaço confinado e controlado, para produção de hidrogênio em pequenas estações, com aplicações na indústria química e automobilística.

Um exemplo de aplicação é a produção embarcada de hidrogênio em carros a partir da reforma a vapor do etanol, combustível que possui infraestrutura de distribuição já instalada no país, e permitiria um processo de eletrificação da frota mais factível. A tecnologia também permite a confecção das placas, em arquitetura diferenciada, por impressão 3D, o que processos convencionais de fabricação dificilmente conseguiriam reproduzir. O invento recebeu o título de Patente Verde pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) por se tratar de uma nova tecnologia voltada para a produção de energias alternativas.

Inventores: Prof. Rubens Maciel Filho, André Luiz Jardini Munhoz, Aulus Roberto Romão Bineli

Unidade: Faculdade de Engenharia Química (FEQ)

Instituição licenciada: Vesta Microtechnologies LTDA

 

O professor Rubens pede para retirarmos a informação. Informei que é dado padrão dos relatórios, mas que traria para a supervisão avaliar.