Estudos testam, em soja, código genético da cana-de-açúcar associado à tolerância à seca

Professor Marcelo Menossi, do Laboratório de Genoma Funcional do Instituto de Biologia da Unicamp, responsável pela pesquisa.

Licenciamento não exclusivo de patente BR 11 2021 002264 3

 

O código genético obtido da cana-de-açúcar potencializa a capacidade da planta em responder a eventos extremos de estresse ambiental, como a seca. Para chegar a esse resultado, pesquisadores do IB Unicamp aplicaram estresse em diversas variedades da cana e analisaram as respostas, observando quais partes do código genético eram ativadas e quais ajudavam a planta a reagir positivamente.

Também foram realizados testes em colaboração com o Flanders Institute for Biotechnology (VIB), da Universidade de Ghent, na Bélgica, que possuía uma tecnologia avançada para aplicação de estresse moderado, semelhante ao que ocorre em campo. Com esse sistema foi possível ter um controle automatizado e análise detalhada e sistematizada das plantas.

A transferência do código genético da cana-de-açúcar para a soja – o principal produto de exportação do Brasil – busca obter uma planta também mais resistente. Os estudos para produção das plantas transgênicas de soja estão em andamento. Com o licenciamento para o setor empresarial, são abertas novas perspectivas para ampliar a sustentabilidade e produtividade da cultura da soja.

 

Cotitularidade: Universidade Estadual de Campinas e Universidade de Ghent

Unidade da Unicamp: Instituto de Biologia (IB)

Inventores: Marcelo Menossi Teixera, Vanessa Regina Gonçalves, Giovanna Vieira Guidelli, Dirk Inzé e Hilde Nelissen.

Empresa licenciada: Novag Agricola LTDA.