Equipamento para avaliação de postes de madeira novos e em uso na rede elétrica

Profª. Raquel Gonçalves (FEAGRI)

Licenciamento exclusivo de pedido de patente BR202018002255-0

O equipamento utiliza propagação de ondas de ultrassom de baixa frequência para inferir propriedades mecânicas de postes de madeira em serviço nas redes de distribuição de energia elétrica, e de postes novos de madeira, permitindo inferir propriedades iniciais da estrutura e, também, o acompanhamento da redução dessa propriedade ao longo do tempo. A tecnologia é um avanço em relação ao método que utiliza um martelo para avaliar, pelo som produzido, as condições internas do poste. O método do martelo é subjetivo e não permite avaliação quantitativa, sendo, portanto, dependente da experiência e da percepção auditiva do técnico.

Este novo equipamento permite que a inspeção seja mais precisa e confiável, pois se baseia em fundamentos da propagação de ondas mecânicas para indicar, ao usuário, o intervalo de resistência residual esperado para o poste, e se há possibilidade de o mesmo permanecer na rede. O uso dessa tecnologia tem potencial inovador no Brasil e traz benefícios para a segurança e manutenção das redes elétricas, evitando acidentes e garantindo melhor desempenho e aproveitamento do material.

Cotitularidade: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Agricef e CPFL

Unidade da Unicamp: Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp (FEAGRI)

Inventores: Raquel Gonçalves; Efraim Albrecht Neto (Agricef); Domingos Guilherme Pellegrino Cerri (Agricef); Guilherme Ribeiro Gray (Agricef) e Suzie Helena Herrera (CPFL)

Empresa licenciada:  CPFL