Inova em Ação aproxima temas de inovação e empreendedorismo dos estudantes da FECFAU

Foto colorida de auditório onde pessoas assistem à apresentação da Inova Unicamp. Iara Ferreira, mulher branca, apresenta dados que são projetados em um telão. Fim da descrição.
Evento apresentou a Agência de Inovação Inova Unicamp para a comunidade da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp

Texto: Ana Paula Palazi – Inova Unicamp | Fotos: Isabele Scavassa – Inova Unicamp

No dia 21 de março, o auditório da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEFAU) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sediou o evento Inova em Ação, organizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp. O evento integra uma série de atividades que visam fornecer à comunidade da Unicamp informações sobre os serviços oferecidos pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade, ao mesmo tempo em que promove a interação dos participantes com profissionais das áreas de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia, Empreendedorismo e Comunicação da Inova.

O evento começou com uma apresentação institucional sobre a Inova Unicamp, liderada por Iara Ferreira, coordenadora de Negócios e Inovação da Agência. Durante essa apresentação, foram compartilhados dados que evidenciam a posição de destaque da Unicamp entre as Universidades do estado no que diz respeito ao número de patentes depositadas no Brasil.

O objetivo principal do evento foi apresentar aos professores, alunos e pesquisadores dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, bem como outras pessoas interessadas no assunto, sobre as soluções oferecidas pela Inova Unicamp para a comunidade interna. Entre elas estão os procedimentos para proteger os resultados de uma pesquisa desenvolvida na Universidade. Isso inclui, por exemplo, informações sobre como solicitar a defesa de uma tese ou dissertação em sigilo na Unicamp.

Além disso, foram apresentadas as diferentes formas de transferência de tecnologia, incluindo exemplos de licenciamento de tecnologias que trazem benefícios, sejam eles financeiros ou acadêmicos, para os pesquisadores e Unidades da Universidade envolvidas, contribuindo para o ciclo da inovação na Unicamp.

A Inova Unicamp também oferece suporte à comunidade da Unicamp durante negociações com empresas interessadas em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) conjuntos. Por exemplo, em 2022, a Unicamp firmou 73 convênios de P&D que totalizaram 249 milhões de reais em investimentos em pesquisa na Universidade.

Os docentes interessados em divulgar suas experiências para atrair instituições parceiras podem ter seus currículos publicados no Portfólio de Competências, um site organizado pela Inova Unicamp que facilita o contato entre empresas interessadas em investir em pesquisas inovadoras e docentes e laboratórios da Unicamp com expertise nessas áreas.

O evento também apresentou informações sobre programas de fomento ao empreendedorismo, como o Desafio Unicamp, uma competição de modelagem de negócios baseada em tecnologias da Unicamp, com inscrições abertas até 27 de março.

Além disso, foram destacadas oportunidades para empreender, incluindo o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, que está aberto a startups, empresas e laboratórios de P&D que buscam colaborações com a Universidade, e os editais da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), que oferecem apoio e orientação desde as fases iniciais de desenvolvimento de um negócio.

Por fim, os participantes do Inova em Ação na FECFAU puderam circular entre os estandes que apresentavam cada um dos serviços disponíveis da Inova Unicamp, tirando suas dúvidas e recebendo orientações sobre como aproveitar as oportunidades.