Campus da Unicamp em Limeira recebe oficina de busca de anterioridade da Inova Unicamp

Foto de sala de informática com mesas e computadores. Homem de camiseta vermelha apresenta na frente da sala aos alunos.

Texto: Ana Paula Palazi – Inova Unicamp | Foto: Isabele Scavassa – Inova Unicamp

A Agência de Inovação Inova Unicamp promoveu, na última terça-feira, dia 16 de abril, a Oficina de Busca de Anterioridade em Bases de Patentes na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) em Limeira. A oficina foi conduzida por Bread Cruz, analista de propriedade intelectual da Agência de Inovação da Unicamp.

O evento apresentou diferentes formas de acessar informações relevantes em bancos de dados nacionais e internacionais de patentes e os motivos para que estudantes, pesquisadores e docentes usem esses repositórios no apoio de suas pesquisas, como fontes de informações tecnológicas.

“A palestra foi motivadora e despertou muito o interesse dos presentes, enriquecendo a experiência dos alunos e trazendo uma visão prática de como aplicar a busca de anterioridade dentro das disciplinas”, comentou o professor da FCA, Jaime Hideo Izuka, que acompanhou o evento.

Mapa de tendências e inovação no mundo

A oficina começou com um panorama da importância das patentes para estimular a inovação e facilitar a identificação de novas tecnologias e tendências de mercado no mundo. O analista ressaltou a relevância da proteção de patentes em escala global, apresentando dados sobre os países mais inovadores e a concentração de patentes concedidas por essas nações.

Durante a oficina também foram expostos os diferentes tipos de propriedade intelectual reconhecidos no Brasil e os critérios essenciais para o registro de uma nova patente no país e fora do Brasil. Nesse contexto, as bases de patentes são uma fonte de estudo do estado da técnica. Os conhecimentos contidos nos bancos de patentes do mundo, comentou Bread, compreendem 80% de todo o conhecimento científico e tecnológico disponível.

Entre os benefícios estratégicos de busca de informações em bancos de patente foram apontados a análise de tendências e a aplicação das ferramentas analíticas para dar maior robustez a estudos científicos, embasar pedidos de proteção da propriedade intelectual e até justificar solicitações de fomento e bolsas para pesquisa.

“A oficina foi interessante porque eu não sabia como coletar esse tipo de informação nas bases de patentes e gerar gráficos com tendências de mercado”, disse Breno Pereira, aluno de Engenharia de Produção da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA). “O que pode me ajudar, inclusive, a procurar uma área de atuação baseada nessas tendências ”.

Atuação da Inova Unicamp

A Oficina de Busca de Anterioridade em Bases de Patentes faz parte de uma série de eventos e atividades organizados pela Agência de Inovação da Unicamp para fomentar a proteção da propriedade intelectual e a cultura da inovação na Universidade.

A Inova Unicamp é Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unicamp, responsável pela avaliação estratégica e gestão da Propriedade Intelectual da Universidade. A Agência apoia a comunidade acadêmica da Unicamp na proteção e licenciamento de tecnologias, bem como na formalização de convênios de Pesquisa e Desenvolvimento entre a Unicamp e outras universidades, instituições públicas ou empresas.

Veja as datas das próximas mentorias e oficinas oferecidas pela Inova Unicamp.