A imagem é uma fotografia em que aparece uma mão escrevendo com uma caneta preta em um post-it. O post-it está em cima de um modelo de negócios impresso. A imagem está ilustrando a atividade de modelagem de negócios do Desafio Unicamp 2024. Fim da descrição.

Desafio Unicamp 2024 terá interpretação em Libras

A implementação está alinhada com o compromisso do Desafio Unicamp em tornar a competição mais acessível e inclusiva. As inscrições estão abertas.

Texto: Caroline Roxo – Inova Unicamp | Foto: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp 

O Desafio Unicamp é uma competição que visa estimular o empreendedorismo baseado em tecnologias da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Organizado anualmente pela Agência de Inovação Inova Unicamp, o programa está em sua 14ª edição e vem aperfeiçoando suas ações de inclusão e acessibilidade para assegurar a plena participação de pessoas com deficiências. As inscrições estão abertas até o dia 27 de março.

Neste ano, além das iniciativas de acessibilidade que já vinham sendo implementadas pela organização do Desafio, como transcrição simultânea, todos os eventos contarão com a interpretação simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais). A competição mantém a pontuação extra para os times que apresentem diversidade de gênero, raça ou cor declarada, nacionalidade e pessoa com deficiência

O Desafio Unicamp é a principal prática empreendedora da Universidade e um importante difusor do empreendedorismo com base em tecnologias, portanto, essas práticas não apenas ampliam o alcance formativo do programa como asseguram o direito legal da acessibilidade democrática aos serviços oferecidos pela Universidade.

“Além da inclusão da interpretação em Libras na competição, também teremos outras novidades, como dois workshops para falarmos sobre descoberta do cliente e modelagem de negócios e mentores empresariais próprios para cada equipe. Todas essas mudanças visam garantir a participação de cada vez mais pessoas e oferecer mais conhecimento e suporte aos participantes”, explica Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp e responsável pela gestão da competição.  

O Desafio Unicamp 2024 é uma competição 100% gratuita e que acontece totalmente no formato on-line, para também viabilizar a participação de pessoas de outras localidades. 

Categoria Impacto Socioambiental

Outro fator importante introduzido na competição e que está diretamente ligado às práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), sigla em inglês que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa, é a categoria Impacto Socioambiental, uma categoria de premiação que estimula os participantes a pensarem em negócios sustentáveis.

A categoria Impacto Socioambiental completa o seu terceiro ano consecutivo e foi adicionada devido a uma parceria com a Fundação Educar, organização sem fins lucrativos mantida pela companhia DPaschoal, que patrocina o prêmio em dinheiro para os vencedores. No ano de 2022, o primeiro ano da categoria na competição, a equipe vencedora no Impacto Socioambiental, a B-Nano, abriu a empresa após a competição e licenciou a tecnologia modelada durante o Desafio.

A Inova Unicamp, em colaboração com a Fundação Educar, concebeu a categoria de Impacto Socioambiental com o propósito de instigar os futuros empreendedores a adotarem uma perspectiva mais ampla e consciente em relação ao impacto que suas iniciativas exercem na sociedade. Essa categoria visa promover a integração dos modelos de negócios propostos, que são baseados em tecnologias da Unicamp, com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), estimulando que os times façam a inclusão de pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em seus trabalhos. 

Como participar do Desafio Unicamp 2024

As inscrições para o Desafio Unicamp 2024 devem ser realizadas em grupos de 3 a 5 pessoas e pode participar qualquer pessoa maior de 18 anos com interesse em empreendedorismo, sem precisar de vínculo com a Unicamp. Os times devem selecionar uma das tecnologias disponíveis no portfólio da competição para que possam trabalhar com o invento durante a modelagem de negócios. 

As inscrições estarão abertas até o dia 27 de março ou enquanto durarem as 80 vagas disponíveis para as equipes e podem ser feitas no site do Desafio Unicamp 2024

Faça sua inscrição aqui!

Sobre o Desafio Unicamp 2024

A competição é o principal programa de promoção ao empreendedorismo da Universidade, organizado pela Inova Unicamp. Em 13 anos, o Desafio Unicamp já capacitou mais de 3.000 pessoas. A última edição da competição, em 2023, contou com a participação de 195 participantes, de 11 estados diferentes do Brasil. 

A expectativa da 14ª edição é manter a variedade regional, ampliando a diversidade entre as equipes. O regulamento do Desafio Unicamp 2024 prevê que grupos diversos pontuam mais na entrega da primeira atividade. Os critérios são diversidade em gênero, cor ou raça declarada, nacionalidade e pessoa com deficiência.

Os patrocinadores da 14º edição do Desafio Unicamp são: Fundação Educar, FM2S – Educação e Consultoria, Baita Aceleradora, Neger Telecom, CPQD e Instituto Eldorado.  

Os apoiadores da 14º edição do Desafio Unicamp são: Núcleo Campinas, Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, Incamp e Liga Empreendedora.