Inova Unicamp aposta em novo programa de mentoria em Propriedade Intelectual

Inova Unicamp aposta em novo programa de mentoria em Propriedade Intelectual

Com foco em gerar novas comunicações de invenção, o programa tem entre os resultados a ampliação da difusão da cultura da propriedade intelectual 

Texto: Caroline Roxo | Foto de capa: Pedro Amatuzzi

No mês de maio, a Agência de Inovação da Unicamp lançou um programa inédito de mentorias em Propriedade Intelectual (PI), com o objetivo de orientar alunos da pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para a proteção dos resultados de sua pesquisa. As mentorias foram realizadas com 25 alunos, envolvendo estudantes de 14 das 24 Unidades de Ensino e Pesquisa da Unicamp. 

“O objetivo inicial do Programa de Mentorias foi identificar pesquisas recentemente finalizadas ou em finalização, com resultados aplicáveis à indústria, de maneira a estimular que os inventores façam uma comunicação de invenção visando uma patente. Mas conseguimos resultados além das comunicações, pois o Programa também ampliou a disseminação da cultura da propriedade intelectual entre alunos de diversas unidades da Unicamp e gerou uma orientação muito específica para cada aluno e para cada projeto”, explica Raquel Barbosa, diretora de Propriedade Intelectual na Inova Unicamp. 

O programa foi lançado após o Webinar Propriedade intelectual na pós-graduação: estratégia, conceitos e ferramentas, organizado pela Inova, que aconteceu no dia 26 de abril. O evento, além de trazer conceitos sobre propriedade intelectual e um mini curso sobre ferramentas de busca em propriedade intelectual, também orientou os ouvintes a participarem das mentorias. 

“Cheguei ao programa de mentorias através do webinar e ele foi além das minhas expectativas. Fui sem pretensões e na própria mentoria já souberam me dizer sobre os potenciais da minha pesquisa e as orientações para seguir com o pedido de patentes. Não imaginava que seria assim tão rápido”, diz Marcela Noronha, doutora pela Unicamp e uma das mentoradas do programa.

Noronha defendeu recentemente sua tese de doutorado em Arquitetura e Urbanismo e foi uma das quatro pessoas que recebeu a mentoria e descobriu que sua pesquisa poderia virar uma patente. “Na arquitetura não tínhamos essa cultura de patente. Eu sabia da existência dessa possibilidade, mas não entendia que a minha pesquisa poderia se tornar uma. Foi no webinar que me dei conta que deveria conversar com alguém sobre a possibilidade de patentear minha pesquisa”, conta a pesquisadora. 

Diversidade das mentorias

Além do caso de Noronha e dos demais pesquisadores que já estão no processo de comunicação de invenção para avaliação do depósito de patentes, a diretora de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp comenta que as mentorias também foram essenciais para alunos que estavam no começo da tese, pois as mentorias contribuiram para orientar quais experimentos apoiariam a patente a ter maiores chances de concessão, melhorando a suficiência descritiva do pedido de patente.  

“Eu já tinha uma ideia de que minha pesquisa poderia ser protegida, mas não havia recebido as orientações necessárias para isso. A mentoria mudou o direcionamento da minha pesquisa, porque agora sei o que devo fazer para chegar a uma patente”, relata Lucas Baisch, estudante da pós-graduação da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp.

Baisch foi um dos 25% dos mentorados com pesquisa em fase inicial que puderam receber as orientações e dicas necessárias para guiar a pesquisa e chegar à proteção da propriedade intelectual, como a busca em bancos de patentes. Ele, assim como Noronha, também confirma a pouca disseminação da cultura de proteção no curso de Arquitetura e, mesmo sabendo sobre a possibilidade, não havia entrado em contato com isso anteriormente. 

Raquel Barbosa também destaca o caso de uma estudante de doutorado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp que não teve patente identificada em sua pesquisa, mas sim direito autoral. “Uma das alunas da área de humanas desenvolveu um jogo protegido por direito de autor, que será ofertado para o mercado pela Inova. Muito desse público não enxerga a Inova como Unidade de apoio, pois eles acham que é necessário ter tecnologia, sendo que a Inova apoia todas as criações intelectuais passíveis de proteção, como obras, indicações geográficas, marcas, entre outros”, reforça Barbosa.

Estratégias para vencer as dificuldades da pandemia

A Inova Unicamp é a responsável pela gestão da propriedade intelectual da Universidade. O portfólio de patentes da Unicamp chegou a 1212 patentes vigentes em 2020, e é um dos maiores do país tanto entre universidades, como entre empresas. No entanto, por conta da pandemia, a previsão foi de uma redução no número de comunicações de invenções em 2021, uma vez que a pesquisa foi amplamente impactada pela impossibilidade de acesso aos laboratórios da Universidade regularmente. 

O programa de mentorias foi uma das iniciativas propostas pela Inova para prospectar pesquisas com resultados propícios para a proteção e acompanhar os inventores com pesquisa em curso, especialmente os alunos, no intuito de impulsionar futuras comunicações de invenção. O resultado da primeira edição do Programa de Mentorias foi muito bem avaliado pela gestão da Inova. “Das 25 mentorias que realizamos, 4 dessas já estavam com projeto finalizado e prontos para realizar a comunicação de invenção”, afirma Barbosa. 

Ainda este ano, a Inova pretende realizar outro programa de mentorias, mas agora direcionado aos docentes. “É trabalhoso para a equipe de PI e demanda bastante tempo, mas os resultados na disseminação da cultura da propriedade intelectual são muito importantes. Nós também já prevemos um segundo programa de mentorias na área de Propriedade Intelectual voltado aos alunos da pós-graduação para o primeiro semestre do ano que vem”, expõe Barbosa. 

O que é uma patente?

Uma patente é um título temporário sobre uma invenção, outorgado pelo Estado ao titular. Em troca, o inventor oferece detalhadamente todo o conteúdo técnico disposto em sua matéria, protegido pela patente. O objetivo dessa proteção é garantir, por lei, que terceiros não usufruam desses conteúdos sem o consentimento do inventor. 

O grande objetivo da Universidade ao proteger o resultado de uma pesquisa por meio de patente é encontrar uma empresa disposta a licenciar esta tecnologia de maneira a gerar novos produtos e processos que possam beneficiar toda a sociedade e ainda trazer benefícios financeiros. Somente no ano de 2020, a Inova Unicamp realizou 47 contratos de licenciamentos de tecnologias, com ganhos econômicos que ultrapassam 1.9 milhão de reais.

Participe do webinar Prêmio Inventores

Com o objetivo de homenagear alunos, ex-alunos, pesquisadores e docentes envolvidos em atividades de proteção e transferência de tecnologia da Unicamp, a Agência de Inovação da Unicamp realiza anualmente o Prêmio Inventores com diversaso atividades, que neste ano terá conteúdo extra no formato webinar.

Durante o evento, é possível conhecer mais sobre outras inovações e participar das sessões de perguntas e respostas com o público. Entre os conteúdos, vamos abordar assuntos como oportunidades de negócios para softwares, conhecer algumas tecnologias da Unicamp absorvidas pelo mercado, sobre a proteção da propriedade intelectual e muito mais. Confira a programação completa aqui.

O evento acontece durante um dia inteiro. É possível assistir às mesas e aos blocos de interesse acessando o mesmo link para qualquer horário, que será enviado por e-mail após a inscrição.

Fique por dentro das novidades e inovações da Unicamp. Inscreva-se e participe!