O papel da Universidade nas empresas: expandindo conexões e fronteiras

Foto posada de Virgilio: um homem branco, magro, de cabelos grisalhos. Veste camisa de mangas longas cor salmão. Ele tem os braços cruzados sobre e o corpo levemente de lado. Fim da descrição.

logo do Prêmio Inventores nas cores verde claro e azul. O desenho são duas cabeças que formam uma lâmpada e embaixo o texto Prêmio Inventores Unicamp Este artigo compõe a série Prêmio Inventores 2023

Texto: Virgilio Marques dos Santos, sócio-fundador da FM2S

A minha história com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) começou lá em 2002, ano em que passei no vestibular para Engenharia Mecânica. E, desde então, posso afirmar que só me afastei da Instituição de 2014 até 2015, época em que me aventurei pelo mundo corporativo. Excetuando-se esse período, a minha vida profissional esteve muito ligada à acadêmica.

Nesses 20 anos de convivência, muitas coisas aconteceram. Graduação, mestrado, primeiras aulas na escola de extensão, criação do Desafio Unicamp, doutorado e locação de uma sala no recém-criado Vértice, no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. Se hoje a FM2S venceu as fronteiras do Brasil e da América Latina, muito disso se deve à Unicamp. A proximidade com a Instituição foi vital para o Projeto da FM2S graduar-se como empresa e, hoje, fundamental como formadora de mentes para integrar o nosso corpo de quase 100 colaboradores.

No início, a formação dos sócios (ambos “filhos da Unicamp”) foi um diferencial para sermos ouvidos pelos primeiros clientes. Foram eles que, vendo a nossa origem, abriram as portas para entenderem a nossa proposta: educação para ser colocada em prática. Esse lema, tão impregnado pelo campus, é a única forma para sonharmos com um país mais produtivo e menos desigual. Quando conseguimos transferir conhecimento e desenvolver as habilidades de nossos alunos, muitos vindo de classes desfavorecidas, temos a certeza de que o lema da universalização do ensino está presente.

Valores e prática

Além desses valores, tão importantes para nós, foi a Unicamp a responsável por encurtar pontes com os países de língua espanhola e portuguesa. Por meio do suporte da Agência de Inovação Inova Unicamp, conseguimos estabelecer contatos com outras universidades e, assim, consolidar a nossa expansão. Nossa localização privilegiada, dentro do Parque Científico e Tecnológico, também nos ajudou muito na hora de reforçar a equipe; permitiu que nossos estagiários pudessem se dedicar à empresa, sem impactar em seus estudos.

A marca FM2S, hoje presente em um milhão de certificados, cresceu bastante por meio dos eventos da Inova que pudemos patrocinar. Aos poucos, fomos sendo reconhecidos como parceiros perenes dos eventos relacionados à inovação e ao empreendedorismo. E, quando íamos a cada um deles, saíamos um pouco diferentes. Ao sermos expostos a vários casos de sucesso e aos históricos empreendedores e pesquisadores da instituição, éramos desafiados. Nossas pequenas vitórias ficam ainda menores – e todo o time se motiva a querer mais. Foi assim que, desde 2015, conseguimos crescer 80% todo ano, saindo de “empresa de sócios” para “médio porte”.

Hoje, para alcançarmos o nosso sonho de expansão, precisamos estreitar ainda mais os nossos laços com a Unicamp – seja estabelecendo novos acordos de pesquisa e cooperação, seja tendo a Agência de Inovação entre nossos clientes de educação corporativa. Ou, ainda, recrutando os melhores jovens profissionais do Brasil, que todo ano são formados por instituições como essa, de excelência.

Se hoje alcançamos números que nos orgulham, tenho certeza, não teríamos conseguido se continuássemos em nosso primeiro escritório. O salto no crescimento que tivemos quando mudamos para o Parque foi grande. A pequena sala de alguns metros quadrados hoje se transformou em quatro. Mas, frente ao tamanho de outros filhos da Unicamp, estamos engatinhando. Vamos, juntos com o suporte do Parque Científico e Tecnológico e de todo esse ecossistema inspirador de inovação, continuar a escrever a história da nossa startup.

PRÊMIO INVENTORES 2023

Este artigo integra a série de conteúdos elaborados pela Inova Unicamp para o Prêmio Inventores 2023. Você pode acessar esses conteúdos tanto através do site da Inova quanto em formato de ebook na Revista Prêmio Inventores. Assista também ao Webinar “Negócios de base científica: Tecnologias da Unicamp na sociedade”, realizado em 13 de setembro. Além disso, confira todos os premiados no site Prêmio Inventores 2023 da Unicamp. Os patrocinadores do Prêmio Inventores 2023 são: ClarkeModet; FM2S; Interfarma; e Antoniense