Prêmio Inventores 2023 é marcado por homenagens e celebração na sede da Inova Unicamp

A imagem retrata os inventores que foram premiados durante a cerimônia do Prêmio. No fundo da imagem, vê-se o backdrop com as cores verde e azul marinho, os logos da Unicamp e da Inova Unicamp e o nome “Prêmio Inventores Unicamp”. As pessoas estão à frente. Algumas em cima do palco, mais ao fundo, e outras no chão à frente. São 44 pessoas, entre homens e mulheres de diferentes idades. Ao centro tem-se a professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp. Fim da descrição.

A cerimônia presencial do Prêmio Inventores, organizado pela Inova Unicamp, encerrou com chave de ouro as comemorações e entregas dos prêmios recebidos pelos 82 inventores e mais duas unidades da Universidade que foram premiados em 2023

Texto: Caroline Roxo | Fotos: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp 

 

Pelo 16º ano, a Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) realizou o Prêmio Inventores, um evento anual dedicado à celebração e reconhecimento de professores, pesquisadores e estudantes da Unicamp, juntamente com inventores de empresas e instituições parceiras envolvidas com propriedade intelectual e transferência de tecnologia ligadas à Universidade. Neste ano, foram 82 pessoas premiadas nas categorias de Propriedade Intelectual Licenciada e de Tecnologia Absorvida no Mercado e uma empresa na categoria de Criação de Spin-off Acadêmica

O evento aconteceu na última quinta-feira, dia 14, na sede da Agência de Inovação, localizada no campus de Campinas. Foi uma ocasião marcada por um ambiente festivo sobre os resultados alcançados em 2022.

A professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp, iniciou as falas na cerimônia de celebração do prêmio, comemorando mais um ano de esforço e dedicação na busca pelos resultados. “É uma alegria reconhecer e comemorar essas conquistas voltadas à cultura de proteção da propriedade intelectual, transferência de tecnologia, inovação e empreendedorismo na Unicamp”, disse Frattini. 

Além da professora Ana Frattini, também estiveram presentes diversas autoridades, como o reitor da Unicamp, Antonio Meirelles; a gerente de inovação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Diane Teo, que representou o Reitor da PUC-Campinas, o professor Germano Rigacci Júnior; o Pró-reitor de Graduação da Unicamp, Ivan Toro; o coordenador adjunto da FAPESP, Rodolfo Azevedo; a procuradora da Unicamp, Veridiana Porto; a coordenadora administrativa da Funcamp, Giovana Emiliano, entre outros.

 

Placa de homenagem entregue aos inventores premiados

 

O evento teve início com uma cerimônia de entrega de placas de homenagem aos inventores premiados que estavam presentes. Em seguida, os convidados foram encaminhados ao espaço externo da sede da Inova Unicamp, onde ocorreu o coquetel e a cerimônia. Durante a cerimônia, também houve a entrega dos troféus às unidades premiadas por suas conquistas na área de Proteção à Propriedade Intelectual e na Transferência de Tecnologia.

“O Instituto de Química (IQ) como um todo está sendo representado hoje por esse troféu. Quero agradecer à Inova Unicamp por facilitar a vida desses pesquisadores e auxiliar na medida do possível a proteção da propriedade intelectual. Isso é muito importante para o Instituto e para a Unicamp como um todo”, disse o professor Claudio Francisco Tormena, diretor do IQ, celebrando a conquista da unidade pela sexta vez como destaque no depósito de patentes.

Saiba mais em: Pela sexta vez, IQ Unicamp é destaque em Proteção à Propriedade Intelectual

Em seguida, o professor Hugo Enrique Hernández Figueroa, diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (FEEC Unicamp), subiu ao palco para receber o troféu representando a FEEC pela premiação como a unidade Destaque em Transferência de Tecnologia do Prêmio Inventores da Unicamp.

Saiba mais em: Círculo virtuoso de pesquisa e relações com o mercado tornam a FEEC Unicamp destaque em Transferência de Tecnologia

“A transferência de tecnologia e a relação com a indústria é difícil em qualquer lugar do planeta. Existe aquele mito de que alguns lugares são mais fáceis por algum motivo, mas isso não é verdade. É um processo de construção e na FEEC nós temos cultivados essa tradição já tem 2 anos”, explica Figueroa ao comemorar o prêmio.

 

Antonio Meireles, reitor da Unicamp, também faz parte dos inventores premiados na cerimônia, por sua tecnologia para atuação no etanol estar licenciada para a empresa Newpro

 

Os discursos da cerimônia foram encerrados pelo reitor da Unicamp, Antonio Meireles, que, neste ano, também foi premiado com uma tecnologia licenciada pela empresa Newpro Engenharia. Saiba mais em: Tecnologia da Unicamp converte subproduto do etanol em fonte lucrativa e sustentável

“Tom Zé”, como é conhecido o Reitor, trouxe palavras, em meio aos agradecimentos, que enaltece os resultados e comemora a penetração da inovação e do conhecimento por todas as unidades da Unicamp

“Queremos que o que produzimos em Ciência e Tecnologia e em conhecimento em geral tenha cada vez mais impacto. Queremos que gere produtos, que esses produtos sejam licenciados, e é isso que estamos celebrando neste evento”, comentou o reitor da Unicamp.

Ao final da cerimônia, duas homenagens surpresas emocionaram o time interno da Inova Unicamp. A professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp, e o professor Renato Lopes, diretor-associado, entregaram rosas em homenagem a duas lideranças da Inova Unicamp pelo esforço e atuação nos resultados obtidos no Prêmio Inventores e no evento de celebração. Iara Ferreira, Coordenadora de Negócios e Inovação e Kátia Kishi, Supervisora de Comunicação foram as homenageadas. 

 

Os patrocinadores do Prêmio Inventores 2023 são: ClarkeModet; FM2S; Interfarma; e Antoniense

 

Prêmio Inventores 2023

Essa matéria compõe a série de reportagens produzida pela Inova Unicamp sobre tecnologias licenciadas, spin-offs e unidades que foram destaque do Prêmio Inventores 2023. As reportagens podem ser lidas pelo site da Inova e também em formato ebook na Revista Prêmio Inventores. A programação do prêmio incluiu ainda um webinar com conteúdo sobre propriedade intelectual e transferência de tecnologia.

ASSISTA AO WEBINAR APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA UNICAMP NA SOCIEDADE

BAIXE A REVISTA PRÊMIO INVENTORES 2023

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO