Círculo virtuoso de pesquisa e relações com o mercado tornam a FEEC Unicamp destaque em Transferência de Tecnologia

Homem de camisa cinza (a esquerda) e homem de branco (a direita) segurando a premiação em frente a placa da FEEC
Histórico de relacionamento com empresas e a produtividade dos seus docentes e pesquisadores favorecem o licenciamento de tecnologias desenvolvidos na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp

Esta reportagem compõe a série Prêmio Inventores 2023

Texto: Christian Marra | Fotos: Pedro Amatuzzi – Inova Unicamp

A Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (FEEC Unicamp) foi a unidade Destaque em Transferência de Tecnologia do Prêmio Inventores da Unicamp, organizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, neste ano, com quatro contratos de licenciamento firmados com o setor empresarial.

A FEEC se sobressaiu entre as unidades da Universidade, que no ano passado realizaram, em conjunto, um total de 23 transferências de tecnologias, sendo 20 delas no formato de licenciamentos. Um resultado que o diretor da FEEC, o professor Hugo Enrique Hernández Figueroa, classificou como “motivo de orgulho pela conquista e de gratidão por esse reconhecimento por parte da Inova Unicamp”.

Esta é a quarta edição do Prêmio Inventores em que a FEEC Unicamp vence a categoria de Destaque em Transferência de Tecnologia na Universidade. Segundo o diretor, por ser uma faculdade de engenharia, a FEEC tem uma proximidade maior com as demandas do mercado e o setor empresarial, o que facilita o licenciamento de suas invenções. Além dessa relação com as empresas e com pesquisa aplicada, Figueroa destaca um conjunto de aspectos que estão muito presentes no DNA da Faculdade e que resultam em um contínuo desenvolvimento de novas patentes, know-how e programas de computador que são licenciados pela indústria. Ele começa destacando o círculo virtuoso de pesquisa que a Faculdade executa:

“Nossos docentes procuram levantar recursos para avançar nas pesquisas e equipar os laboratórios não só entre as agências de fomento, mas também no mercado, na indústria, especialmente com convênios de pesquisa e desenvolvimento, com os quais a Inova apoia. E isso repercute nas frentes que nossos docentes atuam e são estimulados a serem produtivos: pesquisa, ensino e extensão. Tudo isso está presente na cultura de inovação dos nossos professores. Forma-se assim um círculo virtuoso que contribui para expandir a fronteira do conhecimento aqui na FEEC”, explica Figueroa.

Uma proximidade histórica com o mercado

Em concordância com Figueroa, o professor Bruno Sanches Masiero, diretor associado da FEEC Unicamp, ressalta que muitos profissionais que estão no mercado têm uma ligação com a Faculdade. Isso facilita a construção de uma relação de confiança, um ativo essencial para as empresas firmarem parcerias de pesquisa com a FEEC. Ele explica essa relação da seguinte forma:

“Há muitos ex-alunos e docentes que foram para a indústria como pesquisadores, ou que estão presentes em comissões importantes. E os especialistas da FEEC têm um histórico de excelência nessas relações com o mercado, eles já participaram de grandes projetos no país, como por exemplo, o do desenvolvimento da central de telefonia digital, o das telecomunicações por fibra ótica e o da TV digital. São projetos muito bem executados, que vão perpetuando a confiança do mercado na FEEC Unicamp”, defende Masiero.

Figueroa ressalta, por sua vez, que essas relações com a indústria estão muito presentes entre o corpo docente da FEEC: “isso ajuda a conhecer melhor as demandas de pesquisa no mundo corporativo. Com isso, as pesquisas são desenvolvidas, o conhecimento é gerado, recursos humanos são formados, e tudo isso faz girar a Faculdade, é um ciclo que se preserva”, complementa.

Uma relação de confiança construída no longo prazo

Apesar dos aspectos positivos da relação universidade-empresas, o professor Figueroa também alerta que o relacionamento com a indústria tem aspectos desafiadores, “e isso é algo que acontece não só aqui, mas também na Europa, nos Estados Unidos, em todo lugar. Por um motivo claro: a indústria quer resultados no curto prazo. Nós, da Universidade, olhamos para o médio e o longo prazo. Leva tempo construir uma relação otimizada com o mercado. Então é um exercício de aproximação e de confiança. A indústria precisa de garantias que seu investimento em novas tecnologias terá retorno. É uma relação que consome tempo e a FEEC levou anos para construir”, afirma.

Nesse cenário em que as culturas nem sempre são iguais, Figueroa traz uma metáfora e completa explicando que “é como a relação de um casal. Um tem que entender o outro, e ambos têm que ceder e se ajustar para que possam criar confiança”, ele brinca. Mas um fator que facilita bastante, segundo o docente, é a presença de ex-alunos em cargos importantes nas empresas:

“Para nós, é muito mais fácil quando uma empresa tem um bom interlocutor, um profissional que já teve uma formação, um mestrado, um doutorado na Unicamp. Quando eles chegam nas empresas, são potenciais interlocutores para nos ajudar, pois entendem o nosso mundo. Eles expressam melhor aos seus superiores sobre como lidar com a Universidade”.

Nesse sentido, um dado relevante demonstra como essa interlocução está pavimentada: a FEEC é líder entre as unidades da Unicamp com mais empresas-filhas, empreendimentos fundados por ex-alunos, que hoje chegam a 175 empresas-filhas (15,4%) cadastradas pela Inova Unicamp. Esse volume facilita o trânsito entre o mercado e a FEEC.

Estímulo da Inova ao licenciamento de tecnologias

Masiero também acrescenta que os docentes da FEEC já possuem hoje uma consciência da importância de contar com a Inova Unicamp em suas pesquisas que possam gerar inovação. Segundo ele, “a Inova tem um papel fundamental. Mudou-se a consciência na FEEC sobre o seu papel. Atualmente, quando aparece uma nova proposta de projeto, sabemos que podemos incorporar a Inova nas negociações, porque sua expertise nos ajuda muito”. Ele exemplifica a vantagem de contar com a experiência da Agência na negociação do licenciamento de tecnologias:

“Numa ocasião nós precisamos registrar um software e tivemos apoio da Inova para saber como proceder. Ou seja, se temos uma potencial patente ou registro de software, a Inova nos orienta sobre o melhor encaminhamento. Depois, essa tecnologia entra no portfólio gerenciado pela Inova, que a apresenta proativamente para as empresas do setor. Quando uma empresa interessada aparece, a Inova é quem cuida da negociação para a transferência da tecnologia, eles têm experiência nisso, é uma ajuda enorme para nós, docentes, que não conhecemos esses caminhos”, comenta o diretor.

Figueroa finaliza destacando como a Inova tem contribuído com os processos de aprendizagem e com a própria competitividade da FEEC. Como ele afirma, “sinto que a presença da Inova tem aumentado, de forma positiva, nas últimas negociações, ela tem estado bastante presente e torna mais ágil a negociação e formalização de contratos e convênios de parcerias. Essa agilidade é muito importante para as empresas, elas estão sempre com pressa. A Inova Unicamp atende muito bem a essas expectativas. Temos que continuar trabalhando em parceria para continuarmos a ser competitivos”, finaliza.

PRÊMIO INVENTORES 2023

UNIDADE PREMIADA EM PROTEÇÃO À PROPRIEDADE INTELECTUAL

Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC Unicamp)

logo do Prêmio Inventores nas cores verde claro e azul. O desenho são duas cabeças que formam uma lâmpada e embaixo o texto Prêmio Inventores Unicamp

Diretores da Unidade: Profº Hugo Enrique Hernández Figueroa, Diretor da FEEC Unicamp, e Profº Bruno Masiero, Diretor Associado da FEEC Unicamp

PROGRAMAÇÃO DE HOMENAGENS

Esta reportagem integra a série de matérias elaboradas pela Inova Unicamp a respeito de algumas das tecnologias da Unicamp licenciadas. Você pode acessar esses conteúdos tanto através do site da Inova quanto em formato de ebook na Revista Prêmio Inventores.

Além disso, confira todos os premiados no site Prêmio Inventores 2023 da Unicamp.

Os patrocinadores do Prêmio Inventores 2023 são: ClarkeModetFM2S; Interfarma; e Antoniense