Inova Unicamp premia 82 docentes, pesquisadores e alunos no Prêmio Inventores 2023

Imagem dos prêmios
Em sua 16ª edição, Agência de Inovação Inova Unicamp homenageia inventores de tecnologias da Universidade que foram licenciadas no ano anterior ou que foram absorvidas no mercado, além de também premiar uma empresa spin-off da Unicamp, criada em 2022.

Esta reportagem compõe a série Prêmio Inventores 2023

Texto: Christian Marra | Fotos: Pedro Amatuzzi

A Agência de Inovação Inova Unicamp promove neste ano a 16ª edição do Prêmio Inventores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), um reconhecimento aos docentes, pesquisadores, alunos envolvidos na proteção da propriedade intelectual e que geraram transferência de tecnologias da Unicamp ao longo de 2022.

Neste ano, um total de 82 pesquisadores, docentes, alunos e inventores foram reconhecidos e homenageados nas três principais categorias do Prêmio Inventores: Propriedade Intelectual Licenciada, Tecnologia Absorvida no Mercado e Criação de Spin-off Acadêmica. A Inova Unicamp também reconheceu, com certificado, outros 137 inventores da Unicamp por terem comunicado suas invenções desenvolvidas na Universidade à Inova e que geraram Patentes Depositadas em 2022, além de duas unidades que se destacaram na Proteção da Propriedade Intelectual e na Transferência de Tecnologia.

O Prêmio Inventores da Unicamp é organizado anualmente desde 2009 e teve uma edição inicial em 2004, no ano seguinte à criação da Inova Unicamp, órgão responsável pela sua promoção. O objetivo da premiação é estimular a cultura de proteção da propriedade intelectual e a de transferência de tecnologias, sobretudo na comunidade interna da Unicamp e em seus parceiros de pesquisa, como explica a professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova:

“É com satisfação que vejo o compromisso dos inventores da Unicamp em contribuir com a transferência das tecnologias desenvolvidas na Universidade à sociedade. É um valioso compromisso adicional que eles assumem para levar suas invenções ao alcance da sociedade. Fico muito feliz em constatar a consolidação dessas atividades na Unicamp nos últimos anos. Parabéns a todos os inventores e a todo o time da Inova, que exercem um protagonismo fundamental para o alcance desses resultados”, comemora Frattini.

Nesse sentido, a homenagem oferecida pela Inova Unicamp é uma forma de agradecer e estimular os pesquisadores da Universidade a levarem à sociedade o resultado de suas pesquisas e a percorrerem o ciclo completo da inovação. Isso inclui as etapas de comunicar à Inova os seus inventos para proteger a propriedade intelectual da Unicamp. Em seguida, os inventores e a Inova trabalharão juntos para que elas sejam absorvidas pela sociedade através de seu licenciamento. O Prêmio Inventores da Unicamp é um reconhecimento aos docentes, pesquisadores e alunos da Unicamp e inventores parceiros em convênios de pesquisa e desenvolvimento, que geraram invenções, e que vêm cumprindo as etapas desse ciclo.

A Inova premia, nesta edição, 78 pessoas na categoria Propriedade Intelectual Licenciada, por terem participado do licenciamento de 19 tecnologias da Unicamp para 14 diferentes empresas e instituições, e quatro inventores na categoria Tecnologia Absorvida no Mercado por terem duas tecnologias da Unicamp que foram recentemente lançadas em produto no mercado. Uma empresa também foi reconhecida na categoria Criação de Spin-off Acadêmica, por ter no core de seus negócios uma tecnologia da Unicamp.

“Os resultados alcançados a cada ano refletem os esforços da comunidade acadêmica da Unicamp, e também da Inova, como Núcleo de Inovação Tecnológica da Unicamp, em contribuir decisivamente para consolidar a cultura da transferência de tecnologia entre docentes, pesquisadores e alunos da Universidade. Os números refletem esse compromisso de todos os envolvidos”, explica o professor Renato Lopes, diretor-executivo associado da Inova Unicamp.

Trabalho contínuo no licenciamento de tecnologias

Em 2022 a Unicamp assinou um total de 19 contratos de licenciamento de tecnologias. Com o resultado do ano passado, a Unicamp acumula, em sua série histórica, a marca de 194 contratos de licenciamento de propriedade intelectual ativos.

A respeito desse ritmo constante e consolidado de novos licenciamentos no decorrer dos anos, a coordenadora de negócios e inovação da Inova Unicamp, Iara Ferreira, aponta as principais razões desses índices atingidos:

“Nosso trabalho em impulsionar a transferência de tecnologia abraça uma gama abrangente de ações. Essas iniciativas não se limitam apenas à oferta ativa de tecnologia para mercado, mas também compreendem a construção de relacionamentos duradouros com o setor corporativo e outras instituições. É importante mencionar que essas parcerias visam estimular a criação de vínculos produtivos e duradouros, que se beneficiam significativamente da qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores e inventores da Unicamp.”, afirma Ferreira.

Números do Prêmio Inventores 2023

Os números alcançados em cada categoria foram:

  • Tecnologias Licenciadas: 78 pesquisadores envolvidos em 19 contratos de licenciamentos de 19 tecnologias da Unicamp;
  • Spin-off Acadêmica: 01 empresa recente no mercado, cujo core de negócios é uma tecnologia ou um conhecimento da Unicamp;
  • Tecnologias Absorvidas no Mercado: 04 inventores de 02 tecnologias que, além de licenciadas, já foram absorvidas no mercado em produtos ou serviços.
  • Unidades premiadas: 01 unidade premiada em “Destaque na Proteção da Propriedade Intelectual” e 01 unidade premiada na categoria “Destaque na Transferência de Tecnologia”.

PRÊMIO INVENTORES 2023

PROGRAMAÇÃO DE HOMENAGENS

Esta reportagem integra a série de matérias elaboradas pela Inova Unicamp a respeito de algumas das tecnologias da Unicamp licenciadas. Você pode acessar esses conteúdos tanto através do site da Inova quanto em formato de ebook na Revista Prêmio Inventores.

Além disso, confira todos os premiados no site Prêmio Inventores 2023 da Unicamp.

Os patrocinadores do Prêmio Inventores 2023 são: ClarkeModetFM2S; Interfarma; e Antoniense