Prêmio Inventores premia 210 profissionais em 2020

Texto por Vanessa Sensato

Fomentar a cultura da relação universidade-empresa em prol da inovação, a cultura proteção da propriedade intelectual e do empreendedorismo são os objetivos do Prêmio Inventores, uma iniciativa da Agência de Inovação Inova Unicamp que anualmente presta homenagem a docentes, pe squisadores, alunos e ex-alunos da Universidade. Em 2020, a Inova premiou 210 profissionais em três categorias, além de duas Unidades da Unicamp: a Faculdade de Ciências Médicas – como unidade destaque na Transferência de Tecnologias – e o Instituto de Biologia – como unidade destaque na Proteção à Propriedade Intelectual.

O professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Agência, explica que o Prêmio Inventores celebra diversas etapas do processo de levar os resultados da ciência até a sociedade. Diferentemente das 12 edições anteriores, o Prêmio Inventores 2020 não contou com cerimônia de premiação. No contexto de distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, a premiação precisou se adaptar.

“Geralmente fazemos um jantar de celebração, quando recebemos autoridades e premiados de todo o Brasil. Neste ano, além da divulgação online de diversas reportagens com cases exemplares de transferência de tecnologia e de empreendedorismo, nós também organizamos dois webinares que nos permitem prestar homenagem aos inventores e explorar nosso papel e nossos resultados com a comunidade. Um webinar com foco em propriedade intelectual e um webinar com foco na relação universidade-empresa”, afirma Frateschi.

Em 2020, 166 inventores foram homenageados na categoria Patente Concedida. Sobre o crescimento recente do número de premiados nesta categoria, Raquel Moutinho Barbosa, diretora de propriedade intelectual da Inova Unicamp, comenta que o INPI, que é responsável pelas concessões das patentes, lançou em julho de 2019 um plano de combate ao backlog, e vem aumentando substancialmente sua atividade de exame de pedidos de patentes e, consequentemente, reduzindo o estoque de patentes pendentes de exame.

“As ações do INPI, como otimização de procedimentos internos e o aproveitamento da busca para os pedidos já analisados no exterior, já trouxeram resultados positivos para a Unicamp. Se fizermos um comparativo, no ano de 2019, entre o período de janeiro a maio, tivemos 61 pareceres técnicos emitidos, enquanto que no mesmo período de 2020, após o lançamento do combate ao backlog, o INPI emitiu 272 pareceres técnicos, o que significa um aumento de 345%, 4,5 vezes mais e o maior número da história da Inova”, comenta a diretora.

Também em 2020, 44 inventores foram homenageados na categoria Tecnologia Licenciada. “É uma realização poder homenagear tantos inventores, pois mostra a capacidade que a Inova tem em fazer a interface entre a universidade-empresa, concretizada por intermédio dos licenciamentos das tecnologias e sela uma parceria entre inventores-Inova-empresa. É um momento único e esperamos que a cada ano consigamos ampliar o número de homenageados”, afirma Iara da Silva Ferreira, diretora de parcerias na Inova Unicamp.

A categoria Criação de Spin-off foi concebida em 2019 com o objetivo de dar mais destaque e homenagear os inventores que fundaram empresas a partir do resultado de suas pesquisas na Universidade ou aqueles que apoiaram a fundação de empresas spin-off. Com 10 inventores premiados em 2020, esta categoria teve um crescimento expressivo frente a apenas uma iniciativa premiada em 2019.

“Fundar uma empresa de base tecnológica, especialmente uma sustentada em ciência, é um processo complexo. Queremos celebrar que nossos alunos, docentes e pesquisadores busquem cada vez mais desenvolver habilidades empreendedoras e impactar a sociedade com a formação de empresas baseadas na ciência e na tecnologia desenvolvida na Unicamp”, pondera Frateschi.

Os webinares “Prêmio Inventores: Cultura da Propriedade Intelectual” e “Prêmio Inventores: Cultura da relação universidade-empresa” serão realizados em 8 de julho. As inscrições são gratuitas.

O Prêmio Inventores 2020 é patrocinado pelas empresas Clarke Modet e FM2S.