VIII FORTEC

Fonte: fortec-br.org

A gestão organizada do conhecimento científico e tecnológico passou a assumir importante papel para a sociedade moderna, para que a ciência possa ser convertida em resultados que venham a atender as demandas da sociedade. A crença de que os progressos científicos são convertidos em utilizações práticas, por meio de um fluxo dinâmico que vai da ciência à tecnologia tem sido, em toda parte, um lugar comum entre os administradores de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

O mesmo vem ocorrendo no Brasil, que nos últimos anos tem organizado sua cadeia de inovação para priorizar ações em prol da transformação do conhecimento científico e tecnológico em inovações que possam beneficiar o país, tanto do ponto de vista econômico quanto social.

Todavia, a construção de um ambiente que contribua para a estratégia nacional de inovação tem sido um dos principais desafios enfrentados pelos múltiplos atores e tem demandado um enorme esforço em conjunto, o qual envolve uma cadeia de setores que vão desde a academia até o mercado.

Anualmente, acontece o Encontro Nacional do FORTEC, que busca consolidar as ações para promover a inovação tecnológica no país e elevar o patamar de competência dos seus agentes.

Dentre os benefícios decorrentes desses eventos, podemos destacar o intenso intercâmbio de conhecimento e experiências entre os gestores, capacitações, formulação de propostas que potencializam as ações, além de legitimar e representar os interesses das instituições envolvidas.

Certamente, estas atividades abrem espaço também para a análise do potencial que atualmente permeia o relacionamento do Brasil com os demais países no que tange a inovação tecnológica.

Conforme deliberado durante a Assembleia do VII FORTEC em Belo Horizonte, e com o objetivo de apoiar as ações do FORTEC e de alcançar efetivamente estes fins, o conjunto dos NITs que integram a Rede INOVA São Paulo de NITs Paulistas, assumiu a responsabilidade por sua realização em São Paulo e constituiu o seu Conselho Organizador, aqui representado por:

• Agência de Inovação INOVA Paula Souza;
  • Gerência de Inovação e de Tecnológica do SENAI-SP.
  • Núcleo de Inovação Tecnológica Mackenzie; e a
  • Núcleo de Inovação Tecnológica da UNIFESP;
  • Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Butantan;
  • Núcleo de Inovação Tecnológica do IFSP;
  • Núcleo de Inovação Tecnológica do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (NIT/DCTA), sediado no Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI);
  • Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica – NIT Mantiqueira/MCTI (integra os NITs de 3 ICTs Federais, 1 ICT privada, 1 Organização Social (OS) e 1 Instituição de Ensino Superior privada);
  • Agência de Inovação UFABC;
  • Agência UFSCar de Inovação;
  • Agência INOVA Unicamp;
  • Agência UNESP de Inovação;
  • Agência USP de Inovação;

Esta edição do Fórum propõe concentrar o seu conteúdo nos temas: “Evoluindo de Gestão da Propriedade Intelectual a Unidades Estratégicas de Negócios, e em Apoiando o Desenvolvimento da CRIATIVIDADE, da INOVAÇÃO e do EMPREENDEDORISMO nos Núcleos de Inovação Tecnológicas das ICTs Brasileiras”.

Para isso o Conselho Organizacional elaborou uma programação focada na estruturação de atividades que possam contribuir para que sejam efetivamente adotadas e implementadas pelos NITs, de forma a que alcancem a almejada abrangência estratégica dentro de suas respectivas instituições, bem como para o Sistema Nacional de Inovação.

Ainda nesse contexto, o Conselho Organizador construiu e organizou o Desafio FORTEC de Inovação – Transferindo PROPRIEDADE INTELECTUAL em NEGÓCIOS o qual terá sua premiação dentro das atividades deste 8o. FORTEC.

Assim, é com muita satisfação que convidados a todos para estarem conosco em São Paulo no período de 18 a 21 de Maio de 2014.