Workshop: Ferramentas de Busca e Análise de Patentes – 22 de maio

A Agência de Inovação Inova Unicamp, em parceria com a Biblioteca Central da Unicamp (BC) e a Axonal Consultoria Tecnológica Ltda oferecem em diversas unidades da Unicamp o Workshop: Ferramentas de Busca e Análise de Patentes, Foco no Questel Orbit. Na Sala da Congregação da Faculdade de Engenharia Elétrica (FEEC), o workshop acontece no dia 22 de maio (quinta-feira) das 14h às 16h.

Objetivos:

Capacitar os participantes sobre a aplicação de ferramentas de busca e análise de patentes, em projetos de pesquisa e em negócios.

Chamar atenção ao período de teste e avaliação do sistema Questel Orbit, para uma eventual assinatura pelo Sistema de Bibliotecas da Unicamp.

Ministrantes

Janaina Cesar – Coordenadora de Propriedade Intelectual da Inova-UNICAMP.

Henry Suzuki – Sócio Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica Ltda. (Brasil), Principal

da Innovalyst LLC (Estados Unidos). Empreendedor e Inventor.

Programa Resumido

• Revisão de conceitos básicos sobre Patentes

• Aplicação de ferramentas de busca e análise de Patentes

o Estudos de patenteabilidade e (in)validade

o Estudos de liberdade de comercialização

o Mapeamento de segmentos tecnológicos

o Invenção estratégica

o Patenteamento estratégico

o Monitoramento de concorrentes

o Identificação e caracterização de parceiros

• Ferramentas e técnicas de busca de patentes

• Visão Geral sobre o Questel Orbit

• Oficinas práticas, com acesso “off-line” ao sistema

As inscrições para o workshop na FEEC são gratuitas e devem ser feitas no formulário ao final da página.

Outras unidades da Unicamp também receberão o treinamento. Os treinamentos são abertos para alunos de todas as unidades da Unicamp. Veja o cronograma abaixo e inscreva-se na data mais conveniente:

21 de março, das10:00-12:00. Local: Instituto de Química (IQ) – sala IQ-05. Inscreva-se aqui

09 de abril, das 10: 00-12:00. Local: Auditório da Biblioteca Central da Unicamp (BC). Inscreva-se aqui

24 de abril, das 14:00-16:00. Local: Auditório da Biblioteca Central da Unicamp (BC). Inscreva-se aqui

09 de maio, das 10:00-12:00. Local: Faculdade de Engenharia Química (FEQ) – Auditório da FEQ, Bloco D. Inscreva-se aqui