Experiências Internacionais de Clusters e Parques Tecnológicos

O evento, que é uma correalização entre a Fundação Fórum Campinas, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), a Prefeitura Municipal de Campinas e a Unicamp, com apoio do CIESP, contará com a presença de quatro palestrantes internacionais para tratar do tema: “A importância dos Clusters e de seus Parques Tecnológicos como instrumentos para fortalecer o desenvolvimento sócio econômico regional”. A palestrante Shirley Jamieson, diretora de marketing do Cambrigde Entreprise, escritório de transferência de tecnologia da Universidade de Cambridge, abordará o modelo instituído por esta universidade, suas principias iniciativas, em especial os Parques Tecnológicos, e como ele impacta o desenvolvimento local e nacional. No período da tarde, o evento vai apresentar o case do consórcio Feeding the Planet, formado por três clusteres agroalimentares e biotecnológicos de classe mundial, instalados na Europa e coordenados pela Região da Lombardia, na Itália. De modo geral, o evento aborda a importância dos sistemas de inovação e parques tecnológicos, para o desenvolvimento socioconômico e regional.

Programação:

9h Welcome coffee e recepção

9h30 – Abertura:

Samuel Rosilho, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo
Marina Pacheco e Silva, assessora especial da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo
Cláudio A. Violato, Diretor Presidente da Fundação Fórum Campinas
Luis Fernando Ceribelli Madi, Diretor do ITAL
Eduardo Gurgel do Amaral, diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp

10h às 11h30 – Cambridge and the Innovation Cluster
Palestrante: Shirley Jamieson, diretora de Marketing do Cambridge Enterprise

11h30 às 12h – A importância da Indústria de Alimentos e Bebidas no Estado de São Paulo e Brasil.
Palestrante: Luis Madi,Diretor Geral – ITAL

12h – Pausa para almoço

13h30 – Feeding the Planet – Cluster Europeu Agro-alimentar e Biotecnológico de Classe Mundial.
Palestrante: Gianluca Carenzo, Diretor do Parco Tecnológico Padano

14hAgropólis: um cluster orientado à pesquisa e educação em Agricultura, Alimento, Biodiversidade e Meio Ambiente – Montpellier – França.
Palestrante: Eric Fargeas, Diretor Agropolis Internacional

14h30Parco Tecnológico Padano e Cluster em Biotecnologia e Alimento.
Palestrante: Ricardo GefterWondricch,Gerente do Projeto – Parco Tecnológico Padano – Lombardia – Itália

15h – Coffee Break

15h30 Food Valley Cluster e o desenvolvimento econômico regional – Holanda
Palestrante: Linze Rijswijk,East Netherlands Development Agency,Senior Project Manager

Endereço: Avenida Brasil, 2880, Jardim Chapadão, Campinas – SP.

Apoio: