Desafio FORTEC de Inovação

Objetivo: convocar os NITs brasileiros de todas as regiões brasileiras, a criarem equipes em suas ICTs com a possível participação de pesquisadores, alunos de graduação, pós-graduação e potenciais parceiros externos à sua comunidade, para modelarem suas “Lean Startup” – uma organização temporária estruturada para desenvolver um Modelo de Negócio que possa ser reproduzido e ampliado, e para que estas venham a ser incubadas ou aceleradas por Aceleradoras de Startups, de modo a que novos produtos, processos ou serviços, alcancem o mercado na forma de aquisições pelo setor empresarial ou por sua direta execução no mercado.

É notório que as Lean Startups uma vez desenvolvidas nos ambientes das aceleradoras – que possuem elevada capacidade de mentoria e de financiamento, cumprem de forma contínua a excepcional função de revitalizar o mercado.

Dessa forma, todos os Modelos de Negócios gerados através desta competição, integrarão uma “Vitrine de Lean Startups” nos portais do FORTEC – MCTI, e estarão disponíveis para parcerias com Aceleradoras, Incubadoras e Parques Tecnológicos e virem a contribuir para o desenvolvimento dos Sistemas Locais, Regionais e Nacional de Inovação.

Desse modo, o Desafio FORTEC de Inovação – Transformando Propriedade Intelectual em Negócios, constitui-se numa ação de educação empreendedora realizada através da parceira entre o FORTEC e o MCTI visando promover uma nova oportunidade para que potenciais negócios sejam criados a partir do conhecimento gerado no ambiente das Instituições de Ciência e Tecnologia de nosso País.

Confira a programação completa aqui.