Educanpei: "Como Gerenciar Riscos em Projetos Tecnológicos"

Como Gerenciar Riscos em Projetos Tecnológicos

Apresentar o processo de gerenciamento de riscos em projetos visando otimizar as possibilidades do profissional quanto sua influência no âmbito do gerenciamento de projetos.

Local: Redetec – RJ | Data: 29 a 30/09 | Carga horária: 16 horas

INSCREVA-SE JÁ

INVESTIMENTO

A taxa de participação é de 730,00 para sócios ANPEI e 1.430,00 para não sócios.

DOCENTE

Roque Rabechini Junior – FEA

É engenheiro de produção com pós-doutorado e mestrado em administração pela FEA/USP e doutor em engenharia de produção pela Poli/USP. Atua como professor do PMPA-GP Programa de Mestrado Profissional em Administração em Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho. É consultor de empresas, diretor da C&R Consultoria e professor de MBA”s em gerenciamento de projetos. Autor dos livros Competências e Maturidade em Gestão de Projetos pela AnnaBlume e O Gerente de Projetos na Empresa e Construindo Competências para Gerenciar Projetos (em co-autoria com Profa. Marly Monteiro de Carvalho), ambos publicados pela Editora Atlas. Publicou artigos sobre gerenciamento de projetos apresentados em congressos nacionais e internacionais, bem como de publicações especializadas como as revistas da FGV (RAE) e da FEA (RAUSP). Foi pesquisador do IPT Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. É editor da revista Gestão e Projetos (www.revistagep.org).

CONTEXTO DE RISCO

Introdução ao gerenciamento de risco em projetos e seu contexto no cenário mundial atual.
    • Quais as origens do termo risco?
    • O que é risco?
    • Proposição de um sistema de gestão de risco

PLANEJAMENTO DA GESTÃO DO RISCO

Apresentação dos elementos que ajudam o gerente de risco / projetos a decidir e abordar o gerenciamento de riscos no projeto.
    • Como abordar os riscos de projetos?
    • Como constituir um plano de gerenciamento de riscos?
    • O que deve conter um plano de risco?

IDENTIFICAÇÃO DO RISCO

Apresentação dos aspectos que envolvem a identificação de riscos em projetos. Serão vistas ferramentas para levantamento de informações muito utilizadas no exercício de identificação de riscos.
    • Como identificar os riscos em projetos?
    • Quais as fontes de riscos?
    • Como elaborar uma lista de riscos em projetos? Como documentá-los?

AVALIAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Apresentação das questões referentes à análise numericamente das probabilidades e seus impactos dos riscos identificados, nos projetos.
    • Como avaliar os riscos do projeto?
    • Os impactos dos riscos nos projetos são relevantes?
    • Como mensurar as probabilidades?
    • Simulação é útil? Por quê?

RESPOSTA AO RISCO

Apresentação das possíveis contribuições referentes às alternativas para ampliar os benefícios e reduzir as ameaças dos eventos nos projetos. Após esta unidade o participante terá condições de responder as seguintes questões:
    • Como elaborar um plano de contingência?
    • Quais os aspectos dos recursos devem ser considerados?
    • Definição de estratégias para tratamento dos riscos:
      – Aceite;
      – Mitigação;
      – Transferência;
      – Evitar a ocorrência;
      – Explorar;
      – Ignorar.
    • Como verificar se os riscos foram minimizados ou maximizados?

AVALIAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Apresentação das possíveis formas de controle do risco visando reagir às mudanças durante o projeto. Após esta unidade o participante terá condições de responder as seguintes questões:
    • As respostas aos riscos estão sendo implementadas?
    • Novos riscos podem aparecer?
    • As premissas dos projetos ainda estão válidas?
    • Os objetivos serão atingidos?