Inovação: do laboratório ao mercado – Estratégias e capacitação para projetos de sucesso

O seminário Inovação: do Laboratório ao Mercado – Estratégias e Capacitação para Projetos de Sucesso, organizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp em parceria com a FEA (Faculdade de Engenharia de Alimentos), reúne no dia 15 de junho palestrantes, professores, pesquisadores e alunos para discutir as várias fases para se chegar a um projeto de sucesso. É recomendável que os presentes tragam notebook para acompanhar a capacitação, no período da tarde.

A ideia do encontro é passar informações que orientem desde a pesquisa até o depósito da patente e o licenciamento. Para isso, profissionais da Inova Unicamp vão explicar como é feita a Gestão da Propriedade Intelectual dentro da universidade e, na sequência, apresentarão um case de sucesso da Unicamp junto a uma indústria de alimentos. A diretora de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp, Patrícial Leal Gestic, contará com a participação do pesquisador Renato Grinaldi nessa discussão.

No período da tarde, será oferecido o workshop de Informação Tecnológica – Ferramentas de Busca e Análise de Patentes com ênfase no sistema Questel Orbit, organizado pela Inova Unicamp em parceria com a Biblioteca Central. Sob o comando de Henry Suzuki, essa etapa de capacitação faz a introdução à base de patentes Questel Orbit, cuja licença foi assinada pela universidade no ano passado, e demonstra os instrumentos disponíveis para fazer buscas e filtragens.

O evento é gratuito e direcionado a alunos da pós-graduação, pesquisadores e professores. As vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas presencialmente na Secretaria de Pós-graduação da FEA.

Mais informações: (19) 3521-0202 ou (19) 3521-7592.

Para acompanhar adequadamente o treinamento, é fortemente recomendável que os participantes estejam com dispositivo conectado à internet e capaz de navegar pelo site www.orbit.com (atentar para possíveis limitações em “tablets” e outros portáteis).

“INOVAÇÃO: DO LABORATÓRIO AO MERCADO – Estratégias e Capacitação para Projetos de Sucesso”
Dia 15 de junho – Salão Nobre da FEA (Faculdade de Engenharia de Alimentos)

Às 9h30, Abertura sobre a Inova Unicamp: Professor Milton Mori – Diretor-executivo Inova Unicamp
Às 10h, Gestão da Propriedade Intelectual na Unicamp: Patrícia Leal Gestic – Diretora de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp
Às 10h30, Case de sucesso: Cargill – Patrícia Leal Gestic e Renato Grimaldi – Pesquisador da FEA
Às 11h30, Momento direcionado a perguntas
Das 12h às 13h30: Intervalo para almoço
Às 13h30: Apoio do departamento de Informática da FEA para conexão dos dispositivos à internet, para treinamento Questel Orbit.
Das 14h às 16h, Workshop de Informação Tecnológica sobre ferramentas de busca e análise de patentes, com ênfase no Questel Orbit: Henry Suzuki