Inova cria prêmio para valorizar capacidade inovativa em projetos de iniciação científica

Fonte: Portal da Unicamp

Véronique Hourcade

Reconhecer o potencial de inovação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos por alunos da graduação. Com essa proposta, a Agência de Inovação Inova Unicamp criou o Prêmio Iniciação à Inovação da Unicamp. A iniciativa ocorre em paralelo ao XVI Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, marcado para os dias 24 e 25 de setembro, com o objetivo de disseminar a cultura da propriedade intelectual entre os estudantes.

“O Congresso é o evento ideal, pois congrega todos os nossos jovens inventores e há pesquisas de elevado potencial de inovação”, explica Marcelo Menossi, diretor de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp. A primeira edição do Prêmio contempla os seis melhores trabalhos, de acordo com o potencial de inovação tecnológica, e a avaliação será feita por meio da análise do resumo do trabalho e painel apresentados no Congresso. A premiação consiste na entrega de certificado aos autores dos trabalhos selecionados.

A Inova Unicamp também participa do evento com apresentação de duas palestras, programadas para o dia 25, às 10 horas e às 13 horas, sobre a importância da proteção da propriedade intelectual e mecanismos para se obter uma patente. A Agência de Inovação terá um estande no evento e integrantes da equipe de Propriedade Intelectual da Inova estarão à disposição para expor a atuação da Inova e solucionar dúvidas de alunos e professores.