Unicamp concede três prêmios em cerimônia realizada no Consu

Fonte: Portal da Unicamp

Manuel Alves Filho

A Unicamp promoveu na manhã desta quinta-feira (16) uma cerimônia de reconhecimento ao talento e à capacidade de seus professores e alunos. Ao todo, 45 pessoas foram contempladas por três prêmios criados pela instituição: Zeferino Vaz de Reconhecimento Acadêmico, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Inova Unicamp de Iniciação à Inovação. A solenidade, presidida pelo reitor Fernando Ferreira Costa, ocorreu na sala do Conselho Universitário (Consu) e reuniu dirigentes da Universidade, professores, funcionários, estudantes e familiares dos premiados.

O reitor lembrou aos presentes que o Consu, por ser o órgão máximo deliberativo da instituição, normalmente debate temas complexos e se debruça com alguma frequência sobre os problemas da Unicamp. “Entretanto, hoje estamos aqui para celebrar o que deu certo na Universidade. A entrega desses prêmios é importante porque representa o reconhecimento àqueles que ajudaram a fazer com que a Universidade chegasse a ser o que ela é hoje. Um dado relevante é que estamos reunindo nesta sala estudantes que estão ingressando no universo da pesquisa e docentes altamente experimentados de todas as áreas do conhecimento. Estamos contemplando a qualidade, a diversidade e a heterogeneidade da produção acadêmica”, disse Fernando Costa.

O pró-reitor de Pesquisa, Ronaldo Aloise Pilli, também destacou a importância da concessão dos prêmios. “Trata-se de uma iniciativa que reconhece a excelência acadêmica dos professores e homenageia as futuras lideranças nas áreas da ciência e tecnologia”, afirmou. O Brasil, prosseguiu Pillli, é reconhecido internacionalmente pelos seus programas de incentivo à iniciação científica. A Unicamp, em particular, coloca à disposição dos alunos de graduação 1.800 bolsas nesse segmento. “É um número bastante expressivo, principalmente se levarmos em conta que a cada ano ingressam na Universidade 3.320 novos alunos. Ou seja, de cada dois calouros, um tem a chance de tomar contato precocemente com o universo da pesquisa”.

Em sua fala, o diretor executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, Roberto Lotufo, assinalou que a Unicamp é reconhecida internacionalmente como uma Universidade inovadora. A manutenção da liderança da instituição nessa área, completou, é resultado da qualidade da pesquisa. “O prêmio concedido pela Inova tem por objetivo estimular a inovação, respeitando obviamente os princípios acadêmicos. Nossa missão é olhar para os projetos de pesquisa que tenham potencial para gerar produtos e processos tecnológicos que possam ser revertidos em benefício da sociedade”, detalhou.

Os 18 docentes contemplados com o Prêmio Zeferino Vaz de Reconhecimento Acadêmico receberam um diploma e mais um prêmio em dinheiro equivalente a três salários-base de professor MS-6 em Regime de Dedicação Integram à Docência e à Pesquisa (RDIDP) – perto de R$ 30 mil. Já o Prêmio Pibic concedeu aos 20 estudantes de graduação que mais se destacaram no último Congresso Interno de Iniciação Científica um certificado, R$ 3 mil e mais o custeio da participação de cada um no congresso da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Os sete agraciados com o Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação, que também desenvolveram projetos na iniciação científica, ganharam certificado e pen drive. Nos dois últimos prêmios, os orientadores dos trabalhos também foram homenageados.

Prêmio Zeferino Vaz – Contemplados
SÉRGIO ANTONIO DA SILVA LEITE – FE
SARA TERESINHA OLALLA SAAD – FCM
ANTONIO JOSÉ DE ALMEIDA MEIRELLES – FEA
DAVID DE CARVALHO – FEAGRI
REGINA COELI RUSCHEL – FEC
MICHEL DAOUD YACOUB – FEEC
CARMEN LÚCIA SOARES – FEF
AMAURI GARCIA – FEM
MARIA REGINA WOLF MACIEL – FEQ
MARIA BEATRIZ DUARTE GAVIÃO – FOP
RICARDO GOLDEMBERG – IA
ALBA REGINA MONTEIRO DE SOUZA BRITO – IB
ARNALDO VIEIRA MOURA – IC
MARIA IRMA HADLER COUDRY – IEL
LUZIA MARGARETH RAGO – IFCH
ÉLSON PAIVA DE OLIVEIRA – IG
MARCELO FIRER – IMECC
ISABEL CRISTINA SALES FONTES JARDIM – IQ

Prêmio Inova – Contemplados

Área: Biológicas
Orientadora: Angélica Zaninelli Schreider (FCM)
Acadêmica: Talita Cristina Ferreira

Orientadora: Carmen Veríssima Ferreira (IB)
Acadêmica: Juliana Karasawa Vieira de Souza

Área: Tecnológicas
Orientadora: Maria Gabriela Caffarena Celani (FEC)
Acadêmico: Danilo Higa da Rocha

Orientador: Eduardo Tavares Costa (FEEC)
Acadêmico: Gabriel Galvão Monstafe Magro

Acadêmico: Henrique Ferreira Lopes

Área: Exatas
Orientador: André Luiz Barboza Formiga (IQ)
Acadêmico: Bruno Vinicius Motta Teodoro

Orientador: Cristiano Monteiro de Barros Cordeiro (IFGW)
Acadêmico: Jonas Henrique Osório

Prêmio Pibic – Contemplados