Prêmio Inventores homenageia docentes e pesquisadores da Universidade

No dia 30 de outubro, docentes e pesquisadores da Unicamp serão homenageados e premiados através do tradicional Prêmio Inventores Unicamp, cerimônia realizada pela Reitoria da Universidade e pela Agência de Inovação Inova Unicamp. O Prêmio está em sua quinta edição e tem por objetivo reconhecer docentes e pesquisadores da Unicamp com tecnologias transferidas para a sociedade por meio de licenciamentos para empresas e outras instituições no ano imediatamente anterior ao ano do evento.

Neste ano, o evento deverá homenagear 13 professores e pesquisadores de diversos institutos. Uma das categorias contempladas é a “Tecnologia Absorvida pelo Mercado”, que homenageia inventores da Unicamp responsáveis por tecnologias – patentes ou programas de computador – licenciadas para uma empresa ou outra instituição pública ou privada e que já foram lançadas no mercado, iniciando a comercialização em 2011. De acordo com Roberto Lotufo, diretor executivo da Agência, o mérito especial é atribuído aos professores que completam o processo de transferência da tecnologia desenvolvida em suas atividades de pesquisa acadêmica. “O processo de transferência se inicia com a proteção da tecnologia via patente ou programa de computador, passa pelo licenciamento para uma empresa, mas só se torna verdadeiramente um caso de sucesso quando o produto é desenvolvido e lançado no mercado e se torna acessível à sociedade”, afirma.

Fonte: Portal da Unicamp