Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação homenageia alunos e docentes com pesquisas inovadoras

Adriana Arruda

Na última quinta-feira (13), a Unicamp realizou a quinta edição do Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação, evento que tem por objetivo valorizar alunos e docentes que desenvolveram pesquisas com maior potencial de geração de produtos para a sociedade. A solenidade ocorreu no Auditório III do CDC e foi presidida pelo reitor da Universidade, professor Fernando Costa.

A mesa de autoridades foi composta pelo professor Fernando Costa, bem como Ronaldo Aloise Pilli, pró-reitor de pesquisa; Renato Pavanello, representando o professor Euclides de Mesquita Neto, pró-reitor de pós-graduação; José Irineu Gorla, representando o professor João Frederico da Costa Azevedo Meyer, pró-reitor de extensão e assuntos comunitários; Marcelo Knobel, pró-reitor de graduação; Roberto Lotufo, diretor executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp; e Patricia Magalhães de Toledo, diretora de propriedade intelectual e transferência de tecnologia da Inova Unicamp. O evento reuniu autoridades, docentes, funcionários e estudantes da Universidade, além de familiares que prestigiaram a solenidade.

O Prêmio Inova homenageou alunos e professores das áreas Biológicas, Exatas e Tecnológicas. Além de serem presenteados com um kit da Agência de Inovação, os alunos bolsistas dos projetos selecionados receberam certificados e bonificação de R$ 3 mil cada. Os professores orientadores também foram homenageados no evento. “O objetivo do prêmio é analisar projetos de iniciação científica e identificar os que possuem maior potencial de chegar ao mercado em forma de processos ou serviços. O prêmio vai de encontro a um dos escopos de atuação da Inova Unicamp, que é justamente auxiliar docentes e pesquisadores que possuem projetos de pesquisa e, assim, atrair empresas para continuar seu desenvolvimento tecnológico e posteriormente disponibilizar a tecnologia para a sociedade”, explica Lotufo.

De acordo com o professor Fernando Costa, a criação da Inova Unicamp fortaleceu ainda mais a cultura de propriedade intelectual da Universidade. “A Unicamp tradicionalmente possui papel de destaque na área da inovação, sendo a segunda maior depositante de patentes do país. A Inova promove o auxílio à comunidade acadêmica da Unicamp no escopo da inovação e o prêmio mostra o reconhecimento da Agência de trabalhos com potencial de aplicabilidade e que mantêm a linha acadêmica e de pesquisa”, ressalta.

Ao longo da cerimônia, também foram entregues os prêmios Zeferino Vaz de Reconhecimento Acadêmico e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). De acordo com o professor Pilli, os prêmios reconhecem alunos e docentes com desempenho notável no último ano. “Esta homenagem é uma forma pública de reconhecer esforços de alunos e docentes que tiveram destaque nos âmbitos de ensino, pesquisa e extensão, um dos principais pilares da Unicamp”, afirma.

Confira abaixo os homenageados no Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação e suas respectivas linhas de pesquisa:

Óleo essencial de citrus nobilis e citrus aurantifolia: perfil químico por cg-ms, desenvolvimento tecnológico e avaliação in vitro da atividade antimicrobiana e do efeito na dinâmica da formação da placa bacteriana
Aluna: Giovana Signorelli Astolfi Cury
Orientador: Professor Marcos José Salvador

Influência do tratamento in vivo com nifedipina e coenzima Q10 sobre o processo de degeneração/regeneração muscular em camundongos mdx
Aluna: Amanda Harduim Valduga
Orientadora: Professora Elaine Minatel

Atribuição de fonte impressora
Aluno: Giuliano Roberto Pinheiro
Orientador: Professor Anderson de Rezende Rocha

Produção de etanol a partir do bagaço de laranja
Aluna: Diana Martiniak Firbida