Professores e alunos são agraciados com Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação

Adriana Arruda
Na manhã desta quarta-feira (7), alunos e professores das áreas de Biológicas, Exatas e Tecnológicas foram homenageados com o Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação, evento promovido pela Unicamp no âmbito do reconhecimento ao talento e à capacidade de seus professores e alunos. A solenidade ocorreu na sala do Conselho Universitário (Consu), e foi presidida pelo pró-reitor de pesquisa da Unicamp, professor Ronaldo Pilli, que representou o reitor, professor Fernando Costa. O evento reuniu autoridades, professores, funcionários e estudantes da Universidade, além de familiares.
O Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação tem por objetivo valorizar alunos e docentes que desenvolveram pesquisas com maior potencial de geração de produtos para a sociedade. “Há uma distância entre o resultado da pesquisa e sua aplicação em benefício da sociedade. Entretanto, as pesquisas realizadas na Universidade podem ser utilizadas e comercializadas e, por isso, a Agência de Inovação estimula e reconhece tecnologias oriundas da Unicamp que tenham maior potencial de chegar ao mercado”, afirmou o diretor executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, Roberto Lotufo, durante a cerimônia. Segundo o diretor, cada vez mais as empresas são dependentes de conhecimento e, por isso, muitas delas são oriundas da própria universidade. “Cabe a nós, gestores e docentes da Universidade, incentivar e ensinar os alunos a estabelecerem suas empresas baseadas em conhecimento, que irão promover crescimento econômico, e desenvolvimento social e ambiental”, finalizou.
O Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação está em sua quarta edição. O diferencial este ano foi referente à premiação: além de serem presenteados com um kit da Agência de Inovação, os alunos bolsistas dos projetos selecionados receberam certificado e bonificação de R$ 3 mil cada. Os professores orientadores também foram homenageados no evento. Larissa Fanton Cantazini, aluna da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), foi uma das premiadas na cerimônia. Larissa desenvolveu, junto com o orientador Renato Grimaldi, o trabalho intitulado “Produção de gorduras com baixos teores de saturados através da estruturação com diacilgliceróis”. Para a aluna, receber o reconhecimento de seu estudo é essencial para sua motivação pessoal e profissional. “Estou muito feliz em ser homenageada, pois vejo a premiação como um incentivo para continuar estudando e para perceber que estou no caminho certo”, afirmou.Ao longo do evento, o pró-reitor Ronaldo Pilli também reconheceu a importância de premiações no âmbito acadêmico. “A Unicamp alia pesquisa e ensino, que são alicerces de excelência das nossas atividades. A valorização é essencial para que alunos e docentes criem raízes, pensem no futuro e enfrentem os desafios da sociedade. É preciso enxergar o trabalho de iniciação como futuro da Universidade”, afirmou. Para ele, o Prêmio Inova valoriza os estudantes que conciliam a pesquisa básica com a inovação. “A premiação existe para valorizar esses esforços e visa aumentar o engajamento dos alunos da Unicamp, para que eles entendam que há oportunidade real de empreender e aplicar o conhecimento em ambiente externo”, concluiu Pilli.

Ao longo da cerimônia, também foram entregues os prêmios Zeferino Vaz de Reconhecimento Acadêmico e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Além de homenagear os alunos que tiveram projetos selecionados, Roberto Lotufo foi um dos premiados do Prêmio Zeferino Vaz, já que se destacou em suas funções e atividades ao longo do ano. “Mais do que ser uma formalidade, o relatório de atividades entregue pelos docentes visa ter o cuidado de apontar eventuais dificuldades acadêmicas e modificar esse quadro”, afirmou o pró-reitor. Para Pilli, os homenageados do Prêmio Zeferino Vaz possuem a honraria de serem reconhecidos em seus institutos por realizarem um trabalho exemplar e de excelência.

Confira abaixo os selecionados ao Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação e suas respectivas linhas de pesquisa:

Aluna: Larissa Fanton Cantazini
Orientador: Renato Grimaldi

Desenvolvimento de um sistema para tixo-conformação de ligas de titânio
Aluno: Gabriel Lucas de Oliveira
Orientador: Rubens Caram Junior

Efeito anti-helmíntico do extrato bruto de inga laurina (fabaceae) sobre strongyloides venezuelensis in vitro
Aluna: Mariana Fermiano
Orientadora: Silmara Marques Allegretti

Simulação e construção de uma bobina de tesla
Aluno: Tiago Novaes Angelo
Orientador: Cesar José Bonjuani Pagan