Inova Unicamp e Incamp promovem workshop sobre incubação na Unicamp

Adriana Arruda

No dia 25 de fevereiro, a Agência de Inovação Inova Unicamp e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) promovem um workshop sobre como incubar uma empresa de base tecnológica na Unicamp. O evento será realizado às 14h, no auditório da Incamp, e tem como público alvo potenciais candidatos a serem incubados e alunos da graduação e da pós-graduação da Unicamp que queiram empreender.

Além de apresentar o funcionamento da Incubadora, o evento explicará aos presentes o processo de seleção para 2013. O workshop também contará com dois casos: “A empresa criada a partir de conhecimentos adquiridos na Unicamp”, apresentado pela empresa Vocalize, e “O processo da incubação para o mercado”, apresentado pela empresa Taggen, ambas graduadas pela Incamp. O evento ainda terá uma apresentação do ecossistema empreendedor da região de Campinas, com a participação de Alexandre Neves, presidente do grupo Unicamp Ventures. O workshop finaliza sua programação com a explicação de como empresas incubadas podem captar recursos financeiros através de diversos editais de instituições como FAPESP, BNDES, FINEP e CNPq.

De acordo com Roberto Lotufo, diretor executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, as atividades da Incubadora é essencial para estreitar os laços entre o a academia e a Sociedade. “A Incubadora objetiva a implantação de uma estrutura propícia ao surgimento de novos empreendimentos de base tecnológica. Dessa maneira, estimula um ambiente de sinergia na Universidade, fazendo com que alunos, docentes e pesquisadores se envolvam em projetos nascentes, fomentando assim o empreendedorismo na Universidade”, afirma. Lotufo também explica que a Incamp estrutura e reúne ações práticas de apoio a novas empresas. “As empresas incubadas podem se utilizar de seu espaço físico e terem oportunidade de estabelecerem parcerias com grupos de pesquisa da Universidade”, ressalta.

As inscrições para o workshop são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Inova em www.inova.unicamp.br/site.