Conselho da Inova destaca impacto indireto da atividade de inovação na Universidade

Texto: Vanessa Sensato Russano

Fotos: Mayra Cioffi

Membros do Conselho Superior da Agência de Inovação Inova Unicamp

O Conselho Superior da Agência de Inovação Inova Unicamp se reuniu hoje (13) para discutir os resultados do ano de 2013 e avaliar as novas estratégias para 2014. O conselho Superior da Inova é presidido pelo reitor da Universidade, professor José Tadeu Jorge. Das 12 pessoas que compõe o conselho, nove estiveram presentes. Os convidados externos: Cesar Gon, ex-aluno e sócio proprietário Ci&T;  Hernan Chaimovich, professor da USP e assessor especial da diretoria cientifica da Fapesp, Jorge Luis Nicolas Audy, pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação PUC-RS; e os representantes da Universidade: professor Miguel Bacic, representante da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários; professor Fernando Antônio dos Santos Coelho, representante da Pró-Reitoria de Pesquisa; professor  Leandro Palermo, representante da Pró-Reitoria de Graduação; professora Ana Maria Fratini, representante da Pró-Reitoria de Pós-Graduação; professor Lauro Kubota, representante da área de Ciências Exatas; e professora Leila da Costa Ferreira , representante da área de Ciências Humanas.

Esta foi a primeira reunião realizada na gestão do professor Milton Mori, que assumiu a diretoria executiva da Inova Unicamp em maio deste ano. A reunião foi centrada na discussão das estratégias propostas pela nova gestão, bem como no impacto da atividade de gestão da inovação da universidade, que, segundo os conselheiros, deve ser medido não somente pelos indicadores regulares como número de patentes e de licenças, mas também por indicadores indiretos. O professor Hernan Chaimovich sugeriu que a Inova também considerasse como indicador o número de alunos e ex-alunos contratados como resultado dos projetos em parceria e dos contratos de transferência de tecnologia para, desta maneira, “tornar mais transparente o impacto indireto das atividades apoiadas pela Inova”.

Sobre as novas estratégias da Inova, o professor Mori destacou a busca por maior sustentabilidade econômica para a Agência, por meio de diversas iniciativas, entre elas, o lançamento no próximo ano de um curso de especialização em patentes, em parceria com a Faculdade de Engenharia Química, sua unidade de origem. Além disso, Mori evidenciou que é ponto focal de sua gestão a ampliação da participação da Inova na captação de projetos de P&D para a Unicamp. Este ano são 16 projetos contratados por meio da negociação direta da Agência, em comparação aos 10 projetos captados em 2012. Entre os resultados de destaque este ano, Mori reforçou a importância da parceria com empresa Lenovo, que trará 100 milhões de dólares em investimento nos próximos 5 anos. O laboratório da Lenovo estará sediado dentro do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

Professor José Tadeu Jorge, Reitor da Unicamp

Sobre a atração de empresas para o Parque Científico da Unicamp, o professor Tadeu Jorge comentou que a demanda é forte em função da capacidade científica e dos recursos humanos da Universidade, mas que o principal gargalo é o imediatismo das empresas, uma vez que estas procuram espaço já construído. Segundo o reitor, a atração de uma empresa do porte da Lenovo vai dar à Unicamp fôlego para acompanhar a grande demanda de empresas e preparar-se cada vez melhor para receber os novos parceiros de P&D.

Sobre as Empresas Filhas da Unicamp, empresas formadas principalmente por ex-alunos empreendedores, o professor Tadeu comentou que é um indicador de importância e grande crescimento. Gon, que foi o primeiro presidente do grupo Unicamp Ventures, comentou que fazer parte do Grupo tornou- se um ponto de referência no ecossistema empreendedor e crivo para as novas empresas ao buscar fomento. Neste sentido, o professor Coelho perguntou como a Inova se propõe a identificar as pesquisas com perfil para tornarem-se negócios e ampliar ainda mais o número de Empresas Filhas. O professor Milton Mori comentou que uma das estratégias é levar a Inova cada vez mais próxima das unidades, com um relacionamento mais estreito com os docentes, por meio de programas como o Líder de Inovação, que é um docente, conhecedor das atividades relacionadas à gestão da inovação na Unicamp e com intenso contato com a Agência de Inovação.

Também estiveram presentes na reunião o professor João Romano, diretor de parcerias e projetos colaborativos na Inova, Patrícia Leal Gestic, diretora de propriedade intelectual da Inova e Eduardo Gurgel do Amaral, diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. Dois conselheiros justificaram ausência na reunião: o professor Lício Velloso, representante da área de Ciências Biológicas, e Carlos Eduardo Calmanovici, presidente ANPEI e da Braskem.