Workshop dá início à fase de capacitação do Desafio Unicamp

Texto: Carolina Octaviano

 Fotos: Felipe Christi

Realizado no último dia 22 de março, o Workshop Business Model Canvas (BMC), deu o passo inicial para a capacitação dos participantes do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, competição de modelo de negócios realizada anualmente pela Inova Unicamp, que tem como objetivo a criação de empresas de base tecnológica a partir de tecnologias desenvolvidas na universidade e que está na quarta edição. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de aprender como aplicar o BMC à tecnologia escolhida e ao negócio vislumbrado pelos participantes, que foram submetidos também a um exercício prático de preenchimento do Canvas, no final da manhã. Além de informações sobre o Business Model Canvas, os participantes assistiram a palestras com especialistas em empreendedorismo, possibilitando a troca de experiências e a visualização de casos de sucesso, atividade importante para capacitar os alunos para o Desafio.

No início do Workshop, a palestrante Patrícia Leal, diretora de propriedade intelectual da Inova, falou sobre a importância da inovação tecnológica e do empreendedorismo e também trouxe exemplos de sucesso a partir das tecnologias licenciadas pela Unicamp – entre eles, um creme que diminui o tempo de cicatrização em diabéticos, tecnologia licenciada para a empresa nascente ANS Pharma. “A nossa missão é identificar oportunidades. Nós temos, no total, mais de 800 pedidos de patentes no Brasil e 102 patentes licenciadas. Atualmente, são 54 licenças vigentes”, afirma. A palestrante finalizou o discurso apontando para o grande potencial intelectual presente na Unicamp: “vocês são o potencial de geração de emprego”.

“Existe um potencial muito grande de desenvolvimento. A gente tem forças para ser, num futuro, o Vale do Silício no Brasil”, aponta Rosana Jamal, do Grupo Unicamp Ventures, e segunda palestrante a se apresentar no evento. Na opinião dela, iniciativas como o Desafio Unicamp e o Workshop Business Model Canvas são importantes uma vez que servem como uma ponte entre as tecnologias desenvolvidas pela Universidade e o mercado. “Normalmente, a patente costuma demorar para chegar ao mercado. Com um evento desse, criam-se pequenas empresas para se viabilizarem no mercado, levando a tecnologia mais rápido para o mercado”, explica.

Virgílio Marques dos Santos, coordenador técnico do Desafio Unicamp, apresentou explicações sobre o método Canvas, apontando para o papel decisivo do aprendizado na atividade empreendedora. “Aprender rápido é a melhor solução. O aprendizado rápido é o segredo para o empreendedorismo. O sucesso da empresa está relacionado ao aprendizado”, defende. Na opinião do coordenador técnico do Desafio Unicamp o método científico também traz aprendizados relevantes para os empreendedores. “A vida do empresário e empreendedor se resume no método científico. Na melhoria e na inovação, o método científico é utilizado há mais de 50 anos”, confirma.

No final do evento, houve um painel com Murilo Ferreira Marques dos Santos e Reginaldo José Gomes Neto, membros das equipes que venceram o Desafio Unicamp, nos anos de 2011 e 2013, respectivamente. Murilo, integrante da equipe “Mata Burro”, que desenvolveu um modelo de negócios para a tecnologia originada na Faculdade de Engenharia de Alimentos que permite a extração supercrítica de óleos essenciais, enxerga o Desafio Unicamp como uma chance para os participantes se testarem como empreendedores, sendo uma experiência para a vida. “Não há melhor oportunidade de entrar no mercado. No final do Desafio, vocês vão enxergar o empreendedorismo de uma maneira diferente”, conclui. Para mais informações sobre as palestras e detalhes sobre o evento, acesse: https://www.inova.unicamp.br/desafio/node/319

Sobre o Business Model Canvas

O Business Model Canvas – ou BMC – consiste em 9 passos, que devem ser preenchidos em forma de um painel pelos empreendedores, sendo completados a partir do lado direito para o esquerdo. Informações sobre segmentos de clientes, relacionamento com clientes, canais de distribuição, proposta de valor, atividades chave, recursos chave, rede de parceiros, fluxos de receitas e estruturas de custos devem estar presentes na avaliação dos que pretendem empreender. “O Canvas descreve visualmente o funcionamento do negócio. Ele permite esboçar possibilidades e traz oportunidades de mudanças”, corrobora Santos.

Inscrições prorrogadas para o Desafio Unicamp

O Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica 2014 tem suas inscrições estendidas até o dia 2 de abril. O Desafio Unicamp é uma competição de modelos de negócios que tem por objetivo impulsionar a criação de empresas de base tecnológica a partir de tecnologias desenvolvidas na Unicamp. Nesta edição, não é necessário ser aluno da Unicamp para participar. O evento está aberto para empreendedores de todo o Brasil. Para mais informações, acesse: https://www.inova.unicamp.br/desafio