Inovação e Empreendedorismo são temas de Workshop com Stephen Fleming

Texto: Carolina Octaviano

Fotos: Isaías Teixeira

No último dia 24 de abril, o auditório II da Agência para Formação Profissional da Unicamp (AFPU) sediou o Workshop Internacional com Stephen Fleming, vice-presidente e diretor executivo do Instituto de Inovação e Empreendedorismo (Enterprise Innovation Institute) da Georgia Tech, universidade que está na sexta colocação entre as 10 melhores faculdades de engenharia dos Estados Unidos, de acordo com ranking da U.S. News & World´s Report, e na nona colocação entre as melhores universidades de engenharia e tecnologia do mundo, de acordo com o Times Higher Education.

O evento faz parte da etapa de capacitação dos participantes do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, competição de modelo de negócios realizada anualmente pela Inova Unicamp, que tem como objetivo a criação de empresas de base tecnológica a partir de tecnologias desenvolvidas na universidade. Fleming falou sobre inovação tecnológica e sua relação com empreendedorismo, com foco na criação de empresas startups.

Na primeira etapa de sua palestra, Fleming abordou o sistema de apoio ao empreendedorismo e à inovação da Georgia Tech, composto, entre outras iniciativas, pelo Venture Lab – que tem o objetivo de tornar as tecnologias desenvolvidas em startups dinâmicas – e o  NSF I-Corps – iniciativa financiada pelo National Science Foundation que incentiva a formação de empresas de base tecnológica a partir da capacitação em empreendedorismo de docentes e pesquisadores.

“É preciso identificar oportunidades e problemas das companhias. Esse pode ser o começo de uma startup de sucesso, mas é preciso levar em consideração que embora nossos  cientistas e engenheiros sejam extremamente qualificados, a maioria dos que buscam empreender não é bem-sucedida na primeira tentativa”, afirma Fleming. De acordo com ele, os novos empreendedores devem ter em mente as necessidades dos consumidores, a partir da análise de problemas e necessidades, ao iniciar uma Startup. “Startups não falham na atividade de criar novas tecnologias. Elas falham na criação de algo que alguém quer comprar”, explica.

Na segunda etapa do Workshop, o vice-presidente do Instituto de Inovação e Empreendedorismo da Georgia Tech, falou sobre modelos de negócios e a importância da elaboração de um Canvas adequado, recordando também a importância da aplicação do método científico e do aprendizado ´fora do laboratório´. “O empreendedor precisa ir ao mercado, fazer perguntas, conduzir entrevistas e ganhar experiência. Precisa fazer isso cem vezes. Os amigos e familiares vão encorajar vocês porque gostam de vocês. É preciso ouvir pessoas desconhecidas”, aponta Fleming.

O Workshop Internacional contou também com a apresentação do Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp, representado por Lucas Silva, que falou sobre as iniciativas do grupo, como os Fóruns de Empreendedorismo, a Semana Global de Empreendedorismo e a Feira Talento. “Nossa missão é potencializar e fazer com que as empresas juniores cresçam. Nós buscamos uma maior aproximação entre os alunos, o mercado e as empresas”, diz.

O Desafio Unicamp está na quarta edição. Em 2014, o Desafio é patrocinado pela Capes, Embraer, Movile, Cristália, LDSoft e EDTI. O evento também conta com o apoio institucional do Unicamp Ventures, da Baita, da Associação Campinas Startups, Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp, do Ciesp Campinas, da Liga Empreendedora e Dika Job.

Veja aqui a apresentação completa de Stephen Fleming.