Equipe IS2RN escolhe tecnologia capaz de detectar a localização de smartphones

Texto: Carolina Octaviano

Foto: Vanessa Fujihira

A equipe IS2RN, finalista desta edição Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, competição de modelo de negócios a partir de tecnologias geradas pela universidade, desenvolveu seu modelo de negócio com base na tecnologia iBeacon, que é capaz de detectar a localização de smartphones próximos e, assim, enviar notificações para eles automaticamente. Além disso está trabalhando com a patente desenvolvida pelo Professor Sávio Vianna, da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, sobre método de distribuição otimizada de dispositivos, que será usada para determinar a melhor distribuição dos iBeacon em uma determinada área (por exemplo, uma loja ou shopping), garantindo plena cobertura e triangulação (localização exata) dos smartphones.

”O segmento de clientes vai tanto do usuário que possui smartphone e faz compras em shoppings, até os lojistas e shoppings em geral. Propõe-se direcionar o cliente certo para a compra certa e mapear informações sobre o comportamento dos compradores. Junto com isso, haverá também uma rede construída especialmente para os compradores poderem trocar informações entre si, bem como com os responsáveis dos estabelecimentos”, afirma Marcelo Herman Behrens, um dos membros da equipe IS2RN e graduando em gestão de empresas pela Unicamp.

A equipe – que é composta ainda pelos alunos da Engenharia da Computação Ramon Maciel e Tiago de Lima Ferreira, além de Raíza Balbino e Sayonara Carneiro, alunas de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Química, respectivamente – decidiu pelo modelo de negócio voltado tanto para as empresas, quanto para os próprios consumidores. “Escolhemos trabalhar com a tecnologia iBeacon por ser uma tecnologia nova, em estágio de crescimento e grande potencial inexplorado de mercado além da facilidade de aplicação em grande escala, permitindo a alavancagem do projeto e diversificação para outras soluções. A ideia da tecnologia (Ibeacon) ser utilizada para marketing digital surgiu da necessidade de criar um modelo de negócio escalável, a partir de uma tecnologia nova no mercado e visando atender um setor que hoje em dia carecia de soluções inovadoras”, explica.

Behrens conta que a escolha da equipe por esta patente se deu a partir de uma primeira análise do potencial da exploração da patente e do grande número de mercados possíveis a serem atendidos e que a interação com o mentor acadêmico, que foi o próprio desenvolvedor da tecnologia, permitiu o aprendizado sobre aplicações reais da tecnologia. Na opinião dele, a experiência no Desafio Unicamp e a interação com os mentores acadêmico e empresarial foi de extrema importância para a elaboração do modelo de negócio, pois proporcionou a estruturação do mesmo e aprendizados aos participantes.

A final do Desafio Unicamp acontece no próximo dia 2 de julho, às 15 horas, no auditório do Conselho Universitário (Consu). O evento é fechado para convidados e equipes finalistas. Em 2014, o Desafio, que está na quarta edição, é patrocinado pela Capes, Embraer, Movile, Cristália, LDSoft, Banco do Brasil e EDTI. A competição também conta com o apoio institucional do Unicamp Ventures, da Baita, da Associação Campinas Startups, Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp, do Ciesp Campinas, da Liga Empreendedora, Dika Job e Agenda Pet.