Equipes Midas trabalha com processo de obtenção do óleo de urucum

Texto: Carolina Octaviano

Foto: divulgação

A Equipe Midas, uma das finalistas do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, competição de modelo de negócios a partir de tecnologias obtidas pela Unicamp, desenvolveu seu modelo de negócio com base na tecnologia que proporciona a obtenção de óleo de urucum rico em tocotrienóis (que faz parte da família da Vitamina E) e de sementes desengorduradas por extração supercrítica. A tecnologia patenteada foi desenvolvida pelas pesquisadoras da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) Carolina Lima Cavalcante de Albuquerque e Maria Ângela de Almeida Meireles, que também é a mentora acadêmica do grupo.

“O óleo obtido pelo processo em questão possui alta aplicação em empresas de fármacos, nutracêuticos e cosméticos. O setor de fármacos é beneficiado com a possibilidade de desenvolver medicamentos que possam atuar no combate ao câncer. O de Nutracêuticos, com o desenvolvimento de suplementos que atuem no sistema cardiovascular e o de cosméticos, no desenvolvimento de cremes anti-idade. Tudo isso devido ao óleo obtido no processo possuir elevada concentração de antioxidades e delta-tocotrienol, isómero da vitamina E”, afirma Alex Matioli, membro da equipe e aluno de Gestão de Agronegócios na Unicamp.

A escolha da tecnologia pela equipe se deu após análise de aplicação e de viabilidade econômica e de mercado, Como conta a integrante Marcela Fluetti, estudante de Gestão de Empresas da Unicamp: “descobrimos que não tínhamos apenas um processo de extração em mãos, mas sim uma tecnologia capaz de oferecer dois subprodutos. Um deles é a semente desengordurada, que iria aprimorar a extração de bixina de fabricantes de corante de urucum, assim como um óleo rico em delta-tocotrienóis, agente que, segundo estudos, pode entrar na formulação de medicamentos e suplementos que combatam doenças e gerem benefícios a saúde. Estabelecemos assim trabalhar a ideia de uma empresa que contasse com serviços para as empresas de corantes e que ao mesmo tempo geraria o óleo de Urucum, voltado à venda para empresas de fármacos, nutracêuticos e cosméticos”.

O estudante de administração da PUC-Campinas, Felipe Beretta diz que, para o desenvolvimento do modelo de negócios da equipe, foi necessário um aprofundamento dos membros num assunto até então desconhecido por eles e que o auxílio prestado pelos mentores foi de suma importância. “Após a realização da primeira etapa, optamos por um aprofundamento junto a pessoas especializadas e empresas a fim de se obter informações e dados relevantes para a validação das nossas teses e engrandecer nosso trabalho, além disso, buscamos por feedbacks construtivos como uma forma de controle de qualidade do nosso trabalho”, aponta.

“O Desafio nos proporcionou uma ótima oportunidade de obter novos conhecimentos sobre modelo de negócios e sobre o mundo do empreendedorismo, revelando um grande valor agregado para a nossa carreira como administradores, além disso, colaborou para o desenvolvimento pessoal uma vez que incentivou o trabalho de equipe, comunicação e perseverança”, explica Beretta. Esta opinião é compartilhada com os membros Guilherme Castellar e Márcio Lopes, alunos de Engenharia de Produção e Engenharia de Manufatura da Unicamp, respectivamente. “Todos os integrantes da Equipe têm em mente empreender e o Desafio foi uma oportunidade de visualizar oportunidades, assim como aprender a tomar decisões, organizar um plano de negócios e estruturar metas e objetivos futuros”, defende Castellar. “O objetivo da Equipe Midas é ir além do Desafio Unicamp e amadurecer a ideia de negócio de forma a implementa-la no mercado, possibilitando assim um primeiro passo para a carreira empreendedora de nossos integrantes”, conclui Lopes.

A final do Desafio Unicamp acontece no próximo dia 2 de julho, às 15 horas, no auditório do Conselho Universitário (Consu). O evento é fechado para convidados e equipes finalistas. Em 2014, o Desafio, que está na quarta edição, é patrocinado pela Capes, Embraer, Movile, Cristália, LDSoft, Banco do Brasil e EDTI. A competição também conta com o apoio institucional do Unicamp Ventures, da Baita, da Associação Campinas Startups, Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp, do Ciesp Campinas, da Liga Empreendedora, Dika Job e Agenda Pet.