Equipe Entropia aborda tecnologia que permite desenvolver “fralda inteligente”

Texto: Carolina Octaviano

Foto: divulgação

A equipe Entropia, finalista do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológico, competição de modelos de negócio a partir de tecnologias geradas pela universidade, desenvolveu seu modelo de negócio utilizando a tecnologia “Processo de eletrização de materiais metálicos e não metálicos a partir da mudança de umidade relativa do meio onde se encontram”, do professor Fernando Galembeck, do Instituto de Química.

A aplicação da tecnologia vislumbrada pela equipe é para a criação de um adesivo para fraldas que avisa quando é preciso trocá-las. “A ideia de produto a partir dessa tecnologia é uma ´fralda inteligente´, capaz de enviar um sinal para a mãe indicando o momento exato de troca da fralda, de maneira totalmente segura para o bebê. O segmento de clientes engloba, a princípio, mães, pais e cuidadores de bebês, podendo ser estendido para cuidadores de idosos que necessitam usar fraldas geriátricas. São, em geral, cuidadores que querem uma facilidade a mais no trabalho gratificante, porém muito difícil, de serem pais e mães”, afirma Luiz Fellipe Ribeiro, membro da equipe e aluno da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp.

Luan Felipe Oliveira, que também faz parte da equipe Entropia e é aluno da Faculdade de Química, revela que a escolha da tecnologia foi norteada pelo interesse dos participantes em oferecer ao mercado um serviço que não fosse uma melhoria de um processo, mas um produto ou serviço novo. “Escolhemos uma tecnologia de eletrização de material do professor Fernando Galembeck, que é um processo totalmente novo na literatura tecnológica. Nossa mentoria com o professor foi muito proveitosa e nosso relacionamento foi bem amistoso. O professor se envolveu com o nosso projeto, demonstrou-se disponível a nos atender, tirar dúvidas, debater ideias e até disse que poderíamos contar com o laboratório dele para realizar algum teste. O desenvolvimento da ideia da aplicação da tecnologia foi uma sugestão dele próprio, pois recentemente havia recebido contatos para o desenvolvimento do nosso produto – a fralda inteligente – para a inserção desse produto no mercado”, completa.

Na opinião de Leonardo dos Santos, participante da equipe e também aluno de Engenharia Química, uma das tarefas mais árduas do trabalho foi justamente o desenvolvimento do modelo de negócios, que se deu desde a definição de uma aplicação viável baseada na tecnologia escolhida até a redação final nos padrões do Canvas. Entretanto, ele acredita que isso proporcionou aos participantes experiência em empreendedorismo e conhecimentos que serão levados para toda a vida profissional. “Fica-nos como aprendizado a noção de que uma ideia, por melhor que seja, não tem futuro se não for bem lapidada; e o modelo de negócios é essencial no tratamento e desenvolvimento dessa ideia, tornando-a potencial ao mercado. Além disso, o Desafio Unicamp como um todo nos mostrou quão importante é trabalhar em grupo, com dedicação de todos e auxílio mútuo, para obtenção de bons resultados”, aponta.

A equipe, que também é formada pela estudante de Engenharia Química da Unicamp Melina Gesteira, conta que pretende dar continuidade na carreira de empreendedores, após a final do Desafio Unicamp. “Atividades extracurriculares, como o Desafio Unicamp e iniciação científica, dão ao estudante uma prévia de cada área de atuação do futuro profissional. É por essa razão que todos do grupo consideram a experiência do Desafio como um passo positivo na formação de nossa ideia de ser empreendedores. Pretendemos sim ser empreendedores e montarmos uma empresa própria no futuro”, avalia o membro da equipe e que também é da FEQ, Lucas Augusto Ruas.

A final do Desafio Unicamp acontece no próximo dia 2 de julho, às 15 horas, no auditório do Conselho Universitário (Consu). O evento é fechado para convidados e equipes finalistas. Em 2014, o Desafio, que está na quarta edição, é patrocinado pela Capes, Embraer, Movile, Cristália, LDSoft, Banco do Brasil e EDTI. A competição também conta com o apoio institucional do Unicamp Ventures, da Baita, da Associação Campinas Startups, Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp, do Ciesp Campinas, da Liga Empreendedora, Dika Job e Agenda Pet.