Equipe Multidisciplinar apresenta modelo de negócio a partir da tecnologia 3D Class

Texto: Carolina Octaviano

Foto: divulgação

A equipe Multidisciplinar, finalista do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica – competição de modelo de negócios a partir de tecnologias geradas pela universidade -, desenvolveu seu modelo de negócio para tecnologia de ensino a distância 3D Class, voltada para celulares e computadores, que foi desenvolvida pelo Professor Eduardo Galembeck, do Instituto de Biologia da Unicamp, que também foi mentor acadêmico do grupo. Com esta tecnologia, os participantes se propõe a oferecer um ambiente virtual que permita o aprendizado da Língua Brasileiras de Sinais (Libras), segunda língua oficial brasileira.

“Escolhemos aplicar o 3D Class no ensino de libras, pois identificamos uma grande oportunidade de negócios, baseada em dois fatores principais: os próprios alunos de libras reclamam que existem poucos recursos de aprendizado comparados ao ensino de outras línguas. Além disso, o decreto federal 5.626/2005 obriga, a partir do próximo ano, a inclusão da disciplina de libras na matriz curricular de mais de 10 mil cursos (licenciatura, fonoaudiologia e magistério), mas não existem professores suficientes para atender toda esta demanda. Portanto, para as universidades cumprirem a determinação da legislação, a única saída é utilizar o ensino a distância. Por isso, modelamos o 3D CLASS para atender especificamente o ensino de Libras e passamos a chamar de LibrasWare”, afirma Saulo Assis, membro da equipe Multidisciplinar e estudante de Gestão de Empresas, na Unicamp.

De acordo com Gabriela Spagnol, aluna de enfermagem da Unicamp e participante da equipe, a tecnologia apresenta um grande potencial para educação e que, por este motivo, foi escolhida pela Multidisciplinar. “Tínhamos conhecimento da Lei sobre a obrigatoriedade do ensino de LIBRAS e consideramos a possibilidade de utilizar essa plataforma digital – o 3D Class, como um meio para atender uma grande oportunidade de mercado, advinda da implementação da Lei. A interação com o mentor acadêmico foi essencial para entender o funcionamento, o potencial da ferramenta e as aplicações já reconhecidas a nível internacional no âmbito universitário”, explica. Gabriela revela que, num primeiro momento, o segmento de clientes iniciais será os universitários, com a venda da licença dessa plataforma às universidades, mas que, numa segunda etapa, a equipe pretende oferecer a plataforma para os professores que já estão inseridos na rede de ensino, atingindo toda a educação primária. “O LibrasWare é uma ferramenta de ensino para que a LIBRAS esteja na ponta dos dedos dos professores de todas as escolas do Brasil”, defende.

Durante a elaboração do modelo de negócio, a equipe Multidisciplinar – formada também por Ari Antonio Júnior, aluno de Engenharia Mecânica, Victor Santos de Oliveira, mestrando em Linguística, e Danilo do Prado, estudante de Marketing da Universidade de Louisville (EUA) – realizou validações de hipóteses com empresários, professores, alunos de libras e acadêmicos, segundo Gabriela. “A interação com o mentor empresarial (Alexandre Neves, presidente da IVP – Inova Venture Participações) foi essencial para reconhecer os pontos fracos e fortes do modelo de negócio, contribuindo de modo decisivo para a equipe aprender a formular a proposta e para ser classificada entre as finalistas”, completa.

Gabriela conta ainda que todos os membros da equipe pretendem continuar empreendendo, após a final do Desafio Unicamp, e diz que a competição foi importante para a formação de seus participantes. “Dentre os integrantes do grupo, podemos afirmar que todos têm o espírito empreendedor, sendo que dois já se dedicam nessa área profissionalmente. O Desafio foi importante para aprender a aproveitar as oportunidades cada dia maiores para o desenvolvimento de inovações, para transformar uma ideia em uma proposta de negócio. Percebemos que através do empreendedorismo é possível viabilizar a articulação dos três eixos da universidade: ensino, pesquisa e extensão, de maneira a produzir através da Ciência tecnologias voltadas às necessidades da sociedade”, conclui.

A final do Desafio Unicamp acontece no próximo dia 2 de julho, às 15 horas, no auditório do Conselho Universitário (Consu). O evento é fechado para convidados e equipes finalistas. Em 2014, o Desafio, que está na quarta edição, é patrocinado pela Capes, Embraer, Movile, Cristália, LDSoft, Banco do Brasil e EDTI. A competição também conta com o apoio institucional do Unicamp Ventures, da Baita, da Associação Campinas Startups, Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp, do Ciesp Campinas, da Liga Empreendedora e Dika Job.