Multidisciplinar é a grande vencedora do Desafio Unicamp 2014

Texto: Carolina Octaviano

Fotos: Camila Kater

Em disputa acirrada, a equipe Multidisciplinar, com uma diferença de menos de um décimo na pontuação em relação à segunda colocada, foi a grande vencedora do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica – competição de modelos de negócio a partir de tecnologias geradas pela universidade, que tem o objetivo de estimular a criação de empresas de base tecnológica. A premiação aconteceu na última quarta-feira, 2 de julho, no auditório do Conselho Universitário (Consu), e contou com a presença das seis equipes finalistas que apresentaram seu pitch (breve explicação do modelo de negócio adotado), avaliadores, palestrantes e apoiadores do evento, além de autoridades da Unicamp.

A vencedora desenvolveu seu modelo de negócio para tecnologia de ensino a distância 3D Class, voltada para celulares e computadores, que foi criada pelo Professor Eduardo Galembeck, do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, que também foi mentor acadêmico do grupo. Além da mentoria acadêmica dada por Galembeck, o grupo teve também recebeu mentoria empresarial de Alexandre Neves, da Inova Ventures Participações (IVP).

O grupo criou a plataforma Librasware, que permite que o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), segunda língua oficial brasileira, possa ser realizado à distância.  Participaram do desenvolvimento do modelo de negócios os alunos da Unicamp Saulo Assis (de Gestão de Empresas), Gabriela Spagnol (de Enfermagem), Victor Santos de Oliveira (do Mestrado em Linguística), Ari Antônio Júnior (Engenharia Mecânica) e do aluno de Marketing da Universidade de Louisville (EUA) Danilo do Prado.

“A experiência foi muito boa e é muito emocionante ganhar em primeiro lugar. O fato de sermos vencedores demostra que nosso modelo de negócio é realmente aplicável ao mercado”, afirma Assis. Na avaliação do mentor empresarial da equipe campeã, houve um grande salto de qualidade do primeiro encontro com a equipe para o último. “Eles evoluíram muito da primeira reunião até agora. O modelo de negócios que eles têm está pronto para o mercado e agora depende deles dar continuidade a isso. Foi muito gratificante ter sido mentor da equipe”, conta Neves.

A segunda e terceira colocação foram ocupadas, respectivamente, pelas equipes Desenvoltura e Acelera. A Desenvoltura adotou tecnologia que possibilita otimizar a distribuição de detectores de fumaça, criando um modelo de negócios voltado para usuários do programa AutoCad e a Acelera trabalhou seu modelo de negócios a partir da tecnologia RFID (identificação por radiofrequência), que permite criar etiquetas para localização de animais de estimação perdidos.

Neste ano, o Desafio Unicamp premiou a grande vencedora com troféus aos participantes, um cheque no valor de 3 mil para cada integrante, certificado e treinamento Green Belt pela EDTI. A segunda colocada ganhou mil reais por membro da equipe e certificados de participação. Já a terceira colocada foi contemplada com certificados aos seus integrantes.

Também participaram da cerimônia da grande final as equipes finalistas IS2RN, Entropia e Midas, que tiveram seus Pitchs de modelos de negócio avaliados pela banca avaliadora, que contou com a presença de Patrícia Leal Gestic, diretora de Propriedade Intelectual da Inova; Mariana Zanatta, gerente do Parque Científico da Unicamp; Flávio Stecca, vice-presidente da empresa filha Movile; Maria Aledo e Oswaldo Fernandes, da Baita Aceleradora; Pedro Sousa, da Alpes Programação Industrial; e Kleber Bacili, da Sensedia.

José Tadeu Jorge, reitor da Unicamp, esteve presente na solenidade e parabenizou as equipes finalistas: “Todos apresentaram projetos e propostas de altíssima qualidade. Todos deveriam se sentir vitoriosos. Não poderia deixar de agradecer aos alunos e ex-alunos por essas propostas brilhantes. Vocês contribuíram e continuam contribuindo para a qualidade que a Unicamp possui”, defende. Dentre as autoridades presentes, a pró-reitora de pesquisa Gláucia Pastore destacou a importância de eventos como o Desafio Unicamp dentro do ecossistema de inovação da universidade. “A importância é enorme e eu vejo com muita alegria. Dá para ver o envolvimento de todos para desenvolver produtos necessários para a sociedade”, aponta.

Na opinião do Professor Milton Mori, diretor executivo da Inova, o Desafio Unicamp é uma maneira interessante e diferente de promover a transferência da propriedade intelectual advinda da universidade. “Isso nos auxilia a promover nossas tecnologias. Esses jovens acabam aprendendo com a experiência e seguindo carreira como empreendedores, o que é muito gratificante para todos nós”, conclui.

Em 2014, o Desafio, que está na quarta edição, foi patrocinado pela Capes, Embraer, Movile, Cristália, LDSoft, Banco do Brasil e EDTI. A competição também contou com o apoio institucional do Unicamp Ventures, da Baita Aceleradora, da Associação Campinas Startups, Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp, do Ciesp Campinas, da Liga Empreendedora, da Inova Ventures Participações e Dika Job.