Aplicativo de empresa-filha da Unicamp é destaque na UPA 2014

Texto e foto: Carolina Octaviano

No último sábado, dia 30 de agosto, a empresa-filha da Unicamp Mobwise esteve presente no estande de exposição da Agência de Inovação Inova Unicamp, durante o evento Unicamp de Portas Abertas 2014. No local, os visitantes puderam conhecer o aplicativo de caronas Ponga, criado pela startup, e, por meio de um totem instalado no estande, puderam tirar fotos no evento para compartilharem diretamente no Facebook do aplicativo, permitindo que os visitantes registrassem sua presença no evento. Cerca de 500 pessoas participaram da ação e tiveram suas fotos compartilhadas durante a UPA.

A MobWise, startup criada na Unicamp em 2009, lançou o aplicativo para promover o contato entre oferta e demanda de caronas e o levou para o evento com o objetivo de mostrar a novidade para os visitantes. “A recepção do público foi ótima. Mostramos que a carona é uma opção viável, pois pode aliviar o problema logístico das grandes cidades, estimulando a sustentabilidade”, afirma André Paraense, sócio-fundador da MobWise, start-up responsável pela criação do aplicativo.

“A participação na UPA é uma excelente oportunidade de mostrar, na prática, o trabalho realizado por ex-alunos da Unicamp. Isso também serve como um exemplo para os futuros alunos, que nem sempre têm contato com questões relacionadas ao empreendedorismo”, aponta Paraense.

Sobre o Ponga

Chamado de Ponga, o app está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS e vem recebendo adesão do público jovem. Ao acessar o aplicativo, o caroneiro pode colocar a rota de que necessita – por exemplo, do centro de Barão Geraldo à Unicamp. Os motoristas que estão por perto recebem um aviso de que existe alguém pedindo carona, e, tal como acontece com aplicativos de táxi, o Ponga “combina” os dois para que a carona aconteça.

O app está funcionando inicialmente em Campinas, focando primeiro em estudantes universitários. Segundo André Paraense, este público, em princípio, tem mais tempo para dar e receber caronas, além de serem mais abertos a novidades. “E querem uma renda extra e curtem a ideia de conhecer melhor a cidade fazendo novas amizades, além de já estarem acostumados a este tipo de dinâmica”, conta ele.

Para quem dirige, significa geração de renda no tempo livre e novas amizades. Para quem vai de passageiro, o aplicativo oferece uma opção de transporte mais barato que um táxi e mais rápido e mais confortável que um ônibus.