Finalistas do Inova Jovem participam de treinamento de Pitch

Texto: Marina Nania

Fotos: Bianca Ribeiro

No último sábado, dia 27 de Setembro, aconteceu o Workshop de treinamento Pitch, evento de capacitação oferecido às equipes finalistas do programa Inova Jovem.  O Programa Inova Jovem é uma competição voltada aos alunos do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) e do Colégio Técnico de Limeira (Cotil), cujo objetivo é despertar nos alunos o empreendedorismo inovador como opção de carreira, criando oportunidades para que eles transformem suas ideias em negócios.

As equipes finalistas destacaram-se pela qualidade de seus modelos de negócios, e, na ocasião, receberam as primeiras instruções para a apresentação dos pitches para a final da competição, que acontece no dia 10 de Outubro, no auditório do Conselho Universitário (Consu) na Unicamp. Durante as próximas semanas, os alunos contarão com a ajuda de seus mentores para treinar e adequar seus pitches.

Antecedendo à palestra, os finalistas foram recebidos por Nathália Andrade, analista de empreendedorismo da Inova Unicamp, que os orientou quanto às próximas etapas da competição e respondeu às perguntas das equipes, tirando suas dúvidas.

Em seguida, o palestrante Luciano de Assis, Diretor Adjunto do Núcleo SOFTEX Campinas, explicou aos alunos no que consiste um pitch, seus pontos principais e as expectativas dos investidores quanto às apresentações. As equipes tiveram ainda a oportunidade de discutir seus projetos e tirar dúvidas com o palestrante.

Encerrando o evento, o Diretor Executivo da Inova, Professor Milton Mori, parabenizou os finalistas por seus projetos, contou sobre os cases de sucesso de empresas-filhas da Unicamp – que também obtiveram o apoio da Inova -, e reiterou a importância do Inova Jovem como iniciativa pioneira de capacitação para alunos do ensino técnico. “Queremos dar uma chance a estes alunos de entrarem em contato com o ambiente empreendedor”, afirma Mori.

São patrocinadoras do programa Inova Jovem a Escola Mupi, o CNPq, a Baita Aceleradora, a empresa Griaule e a CI&T. Também apoiam a iniciativa as empresas Air Liquide, Agroinfo, Mobwise, Gentros, Pinuts Studios, Movile, Alphenz, Solstício, e Houseidea, além do Ciesp Campinas.