Com foco em desenvolvimento de novas tecnologias, Natura realiza desafio na Unicamp

Texto e fotos: Carolina Octaviano

A empresa de cosméticos Natura esteve, hoje, na Unicamp para realizar uma etapa do “Desafio Natura: Tecnologias de Limpeza para Cuidados Pessoais”, que visa o desenvolvimento de sistemas inovadores de limpeza para cuidados pessoais. A iniciativa, que teve o apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp, contou com a participação de alunos da graduação e pós-graduação e docentes, em áreas do conhecimento como Farmácia, Biologia e Engenharias. Os participantes que apresentarem as melhores ideias poderão participar da etapa de prototipagem com a Natura e serão premiados pela empresa.

Na abertura do evento, o professor Renato Garcia, do Instituto de Economia da Unicamp, apresentou a trajetória de parcerias entre a Unicamp e a Natura. “Não é a primeira vez em que há uma interação entre a Unicamp e a Natura. Nós temos uma patente em co-titularidade com esta empresa, que data de 2008.”, afirma Garcia. Na sequência, Fabiana Tarabal, coordenadora de Inovação Aberta, confirmou o desejo de uma aproximação cada vez maior com esta universidade. “Estamos abertos para estreitar ainda mais o relacionamento com a Unicamp”, aponta.

Sobre o desafio para desenvolver novas tecnologias para cuidados pessoais e a forma como foi proposto – tendo como enfoque o método de design thinking -, Fabiana afirma que as ideias de profissionais e universitários que não estão inseridos nos processos de inovação e produção da Natura é interessante pois traz uma nova visão para os obstáculos encontrados. “Quando a gente traz pessoas de fora para o processo de criação, a gente consegue insights diferentes e novas formas de se pensar os desafios e os problemas encontrados”, revela.